A transformação do mundo pela dança!
A bailarina e professora Camila Andrade, idealizadora do Projeto Movimenta Brasil, conversou com a Loja Ana Botafogo e contou um pouco sobre sua trajetória.
- Como se deu o início de sua carreira? Quando você percebeu a dança como seu caminho de vida?
Minha mãe me colocou numa escola de dança quando eu tinha 4 ou 5 anos. Desde então, nunca parei. Sempre senti a dança como parte da minha essência. Claro que fui me conhecendo, fiz vários estilos de aulas, conheci muitos professores diferentes e passei por muitas Cias profissionais até chegar a como sou hoje como artista. Sou resultado de tudo que passei na dança e nas artes de uma forma geral, e também sou o que quero ser e o que quero comunicar com a dança. Mas não tenho como te dizer quando eu percebi a dança como meu caminho, porque ela sempre esteve no meu caminho, então, não sei como é viver sem ela.
- Quais são suas funções atualmente?
Sou Coordenadora e Fundadora do Projeto de Dança Movimenta Brasil e Diretora da Cia de Dança Yes Brasil. Também tenho uma agência de comunicação, porque além de bailarina profissional, sou formada em jornalismo e relações públicas, outras profissões que também fazem parte da minha essência.
- Como se iniciou o Projeto Movimenta Brasil? Quais são seus objetivos e sua atuação?
O Projeto começou em 2011. Depois de mais de 20 anos dançando em projetos e companhias de dança profissionais senti a necessidade de me comunicar através da dança de outra forma. Resolvi fazer um investimento na minha forma de ver a dança como coreógrafa e diretora artística. Dar aula é algo que me agrada muito também, é onde eu aprendo mais. Onde troco informações e também energia com outros artistas. Amo dar aula no projeto, tanto para alunos quanto para bailarinos profissionais. Nestes encontros posso fazer meus laboratórios de movimentos, misturando Jazz com Contemporâneo, estudando novas interações, como as Danças Latinas com o jazz, o Flamenco com Contemporâneo e tantas outras parcerias, como o circo com a dança, e as artes cênicas e audiovisuais com a dança.
- Sobre a inclusão na dança, como percebe a atuação do Projeto?
Esta palavra inclusão é citada apenas como um esclarecimento de que aqui não há preconceito. De que aceitamos todos os alunos, de todas as idades, sejam bailarinos profissionais ou não. Temos uma parceria muita linda entre o Movimenta Brasil e a ONG Solidariedança, que desenvolve um trabalho lindo de dança esportiva para cadeirantes e nós atuamos na preparação corporal e direção de movimentos dos bailarinos cadeirantes. Também temos uma parceria com a UNIFESP, que nos permite ter uma sede para ensaios e aulas. Lá também temos um Curso de Extensão de Dança Livre, o qual sou Coordenadora. E os alunos são pessoas que nunca dançaram. Um trabalho especial e gratificante. Por isso o slogan de nosso projeto: “DANÇA PARA TODOS”.
Portanto é preciso enfatizar que a palavra inclusão, já é separatista, porque enfatiza que existem diferenças. Então prefiro dizer que fazemos dança para todos. Percebo a ação do projeto com muita felicidade. Estamos crescendo cada vez mais.
- Quais são seus objetivos e metas?
Estou muito otimista e empenhada. Já temos mais de 50 alunos nas aulas de dança, damos apoio para a Cia de Dança Yes Brasil cedendo espaço para ensaio e aulas para os bailarinos. Além disso, possuímos um elenco para execução de ações de Flashmobs com mais de 120 bailarinos cadastrados e ativos. Estou muito feliz. Neste mês começaremos com aulas de circo e temos mais planos para os próximos meses. As ações e parcerias internacionais vêm se formando e em breve teremos novidades.
Minha meta: pode parecer piegas, mas foi isso que me moveu e me move: “poder colaborar com a transformação e maturidade do mundo através da dança”.
Caso queira saber mais sobre o Projeto, aulas, flashmobs e muito mais acesse o facebook do Projeto neste link.
Parabéns pela iniciativa!