Skip to content
  • Blog
  • Na mídia
  • Contato
Ana Botafogo MaisonAna Botafogo Maison
  • Entrar
  • Carrinho / R$0,00
    Carrinho

    Nenhum produto no carrinho.

    Retornar para a loja

  • Coleção Ana Botafogo
  • Bolsas AB
  • Roupas
    • Collants
    • Blusas e Vestidos
    • Calças e Macacões
    • Shorts
    • Saias
    • Linha de Aquecimento
    • Meia-Calça
    • Meias
    • Perneiras e Polainas
    • Infantojuvenil
  • Acessórios
    • Adereço de coque
    • Ballet Pins
    • Bonecas
    • Canecas e Garrafas
    • Chaveiros
    • Dedeira, Protetor e Espaçador
    • Necessaire
    • Ponteiras
    • Porta sapatilhas
    • Rede de coque
    • Sapatilha Autografada
    • Scrunchies
ballet adulto,Ensino & Aprendizado

Ensino da técnica do ballet clássico para adultos: Considerações – 13ª parte

Posted on 3 de fevereiro de 201629 de março de 2017 by Heloisa Almeida
03
fev

Considerações – 13ª parte

Depois de muito tempo volto a tecer minhas considerações sobre os exercícios de uma aula de técnica do ballet clássico. Meu plano, nesta postagem, é  continuar de onde parei na postagem que escrevi em 2013 e falar um pouco sobre os ronds de jambes executados na barra.

Os Rond de jambes, são os exercícios de circundução [1] dos membros inferiores que vão preparar o corpo para os movimentos circulares pertinentes à técnica do balé clássico. No rond de jambe à terre (circulação dos membros inferiores com os pés no chão), todo o membro inferior faz um movimento circular indo do degagé à frente e levando até o degagé atrás passando pelo degagé ao lado, desenhando assim um meio círculo. Neste sentido apresentado (da frente para atrás) chamamos na linguagem do ballet de en-dehors que nada mais é do que uma circulação no sentido para fora, em relação à perna da base. No sentido contrário chamamos de en dedans ou circulação no sentido para dentro, em relação à perna de base. Nunca é demais enfatizar que, neste caso, o conceito de en dehors e en dedans tem a ver com o sentido do movimento e não com o trabalho de rotação externa da coxa que é mantida sempre durante o treino do ballet.

Ainda com relação aos rond de jambes, deve-se ter atenção com a manutenção da pelve neutra para que a cabeça do fêmur possa deslizar no acetábulo livremente e assim a musculatura executar o exercício de forma correta. A tendência do aluno iniciante é mexer a pelve elevando-a junto com o movimento dos membros inferiores, o que deve ser corrigido imediatamente. Esses movimentos circulares vão, ao longo da aula, saindo do chão até os chamados grand rond de jambes nos quais os membros inferiores estão elevados acima de 90º. Mais tarde eles serão associados com outros movimentos mais elaborados como saltos e giros.  Os grand rond de jambes são muito utilizados nos duetos clássicos, quando as bailarinas, apoiadas por seus parceiros executam esses grandes círculos em alturas superiores a 120º. Considero um lindo movimento que trabalha toda musculatura que cruza o quadril e atua na coxa.

Existem ainda os rond de jambes en l’air de côté, que são executados da seguinte forma: com o membro inferior elevado ao lado em total extensão da perna e com plantiflexão, somente a perna faz uma flexão executando um pequeno círculo e retorna à extensão, enquanto a coxa se mantém (o máximo possível) estática e em rotação externa. Esses movimentos, que são bem pequenos podem ser feitos no sentido en dehors e no sentido en dedans. Depois de dominado o movimento, pode-se evoluir para os duplos, pode-se elevar mais as pernas e ainda combinar com saltos.

Importante enfatizar que todas as prerrogativas que foram já mencionadas nas minhas postagens anteriores como manutenção da rotação externa constante, plantiflexão[2] sempre que os pés saírem do chão com eversão[3], pelve neutra, manutenção dos músculos abdominais para a postura correta do bailarino, estão mantidas em todos os exercícios.

Na próxima postagem, pretendo continuar falando sobre os exercícios da barra e seguir com o importantíssimo battements fondus.

[1] Circundução é um movimento que combina sucessivamente os movimentos de flexão. extensão, adução, abdução e no qual o extremo distal do segmento descreve um círculo. (KENDALL, McCREARY, PROVANCE, 1995, p. 14)

[2] Também chamado de flexão plantar, ponta de pé ou pé esticado.

[3] Combinação de pronação com a abdução do antepé. (KENDALL, McCREARY, PROVANCE, 1995, p. 22)

 

Esse registro foi postado em ballet adulto,Ensino & Aprendizado. Adicione aos favoritos.
Avatar photo
Heloisa Almeida

Mestre em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Católica de Brasília (2003) e especialização em Anatomia Humana pelo Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (2007). Atualmente finaliza o curso de Licenciatura em Dança pela Universidade Cândido Mendes. Pertenceu ao Corpo de Baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro em 1982 e ao Ballet Teatro Guaíra entre 1983 e 1998 como bailarina. É professora das disciplinas de Anatomia, Cinesiologia e Técnica do Balé Clássico do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Cândido Mendes. Aplica em suas aulas de dança, em escolas, companhias profissionais e em seus cursos, princípios de Anatomia, Fisiologia, Cinesiologia e Biomecânica com objetivo de melhorar a performance do bailarino. Suas principais linhas de pesquisa estão relacionadas à técnica do balé clássico e suas relações socioculturais e a dança para pessoas com doença de Parkinson.

Ensaio fotográfico mostra a força e o sacrifício de bailarinos clássicos
A bailarina que eu sempre quis ser

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

SOBRE
Criado em 2012, o blog I ♥ Ana Botafogo é um dos maiores blogs de dança do País e uma referência para bailarinos, pesquisadores e professores de dança. Boa leitura!
OLÁ, BALLET LOVERS!
A Ana Botafogo Maison pro­põe a dança como estilo de vida. Inves­timos em con­forto, beleza, easy care, moda e qua­li­dade. Aqui, vocês ficam por dentro dos nossos lançamentos, além de encontrar dicas e informações sobre o maravilhoso mundo da dança no blog I ♥ Ana Botafogo.
Assuntos mais curtidos
  • Fotografia
  • universo da dança
    • vida de bailarina
    • crônicas
  • nossa agenda
  • moda & beleza
    • tutoriais & dicas
  • saúde & bem estar
  • história da dança
  • Ensino & Aprendizado
    • ballet infantil
  • ballet adulto
CHEGA MAIS
Copyright 2023 © Ana Botafogo Maison. Todos os direitos reservados. Gerenciado pela
  • Coleção Ana Botafogo
  • Bolsas AB
  • Roupas
    • Collants
    • Blusas e Vestidos
    • Calças e Macacões
    • Shorts
    • Saias
    • Linha de Aquecimento
    • Meia-Calça
    • Meias
    • Perneiras e Polainas
    • Infantojuvenil
  • Acessórios
    • Adereço de coque
    • Ballet Pins
    • Bonecas
    • Canecas e Garrafas
    • Chaveiros
    • Dedeira, Protetor e Espaçador
    • Necessaire
    • Ponteiras
    • Porta sapatilhas
    • Rede de coque
    • Sapatilha Autografada
    • Scrunchies
  • Entrar
  • Blog
  • Na mídia
  • Contato