Ao vivo! Aulas e mais aulas, ensaios, cenas de bastidores, provas de roupa e entrevistas.
É o que acontece durante o “World Ballet Day” um evento online que reunirá, no próximo dia 1º de outubro, em uma única transmissão, 5 grandes companhias de dança espalhadas pelo mundo.
O Ballet da Austrália, o Ballet Bolshoi, o Royal Ballet, o Ballet Nacional do Canadá e o Ballet de São Francisco mostrarão, ao vivo, durante 23 horas ininterruptas de transmissão, suas árduas rotinas diárias… Haja fôlego!
O evento é uma evolução do “Royal Ballet Live”, que aconteceu em 2012. Nele, 9 horas de aulas, ensaios e espetáculos foram transmitidos ao vivo, sem cortes, pelo youtube, numa parceria inédita do Royal Ballet com o Jornal inglês “The Guardian”.
Foi a transmissão ao vivo mais longa realizada pelo Youtube até então!! 200.000 pessoas acessaram a transmissão ao vivo e o conteúdo, que permaneceu disponível no youtube, foi visualizado por 2.5 milhões de pessoas. O Sucesso foi tão grande que inspirou uma iniciativa ainda mais ousada: o “World Ballet Day”.
2014
A Exemplo do “Royal Ballet Live”, o “Word Ballet Day” também foi um evento online, mas desta vez, a partir de 5 países diferentes.
A edição passada contou com a colaboração das mesmas 5 grandes companhias que veremos no próximo dia 1º de outubro: Ballet da Austrália, Ballet Bolshoi, Royal Ballet, Ballet Nacional do Canadá e Ballet de São Francisco.
Elas abriram as postas de seus estúdios e bastidores a fim de permitir que fãs de dança no mundo inteiro pudessem acompanhar, com detalhes, a exaustiva rotina diária dos bailarinos, diretores e coreógrafos que inclui aulas, ensaios, provas de roupa etc.
Os fusos horários locais definiram a ordem das participações e a programação de cada companhia foi transmitida conforme a hora em seu local de origem. A Edição de 2014 nos permitiu acompanhar, entre outros momentos, Svetlana Zakharova ensaiando “Lenda do Amor” sob a direção do coreógrafo Yuri Grigorovich, no Teatro Bolshoi e Carlos Acosta trabalhando nos bastidores de sua montagem de “Don Quixote” para o Royal Ballet, até então inédita!
A transmissão do “World Ballet Day” em 2014 teve 502.823 acessos, com tempo médio de 27 minutos de duração.
2015 – World Ballet Day II
Este ano, o evento se repete e a transmissão de 23 horas começa com o Ballet da Austrália que, além do ritual diário da aula, vai mostrar ensaios da nova produção de “A Bela Adormecida”, assinada pelo diretor artístico David McAllister, e de mais quatro peças que serão levadas pela companhia à China, no final do mês.
Serão 5 horas de transmissão a partir de Melbourne, na Austrália.
Na sequência, o Ballet Bolshoi mostrará entrevistas e trechos da sua rotina diária, com aulas, ensaios relacionados à preparação da sua 240a temporada e relatos sobre a noite de Gala em Homenagem à grande bailarina Maya Plisestkaya, falecida em 5 de maio deste ano. Serão 3 horas de transmissão a partir de Moscow, na Rússia.
Em seguida, o Royal Ballet de Londres fará uma transmissão de 5 horas que incluirá a aula diária da companhia, ensaios, cenas de bastidores de “Romeu e Julieta”, de Kenneth MacMillan – obra que está completando 50 anos de criação- trechos do ensaio da nova produção de “Carmem” assinada por Carlos Acosta (que estreia em outubro) e um pequeno fórum que discutirá “O Futuro do Ballet” com a participação dos diretores artísticos das companhias: Birmingham Royal Ballet, English National Ballet, Northern Ballet e Scottish Ballet.
A quarta companhia a participar será o Ballet Nacional do Canada, que mostrará sua rotina de trabalho durante 5 horas. Começando com a aula da companhia, seguindo com ensaios ( Winter’s Tale, de Chistopher Wheeldon), provas de roupa (para “ O Espectro da Rosa” e “Chroma”, de Marco Goecke e Wayne McGregor, respectivamente) além de entrevistas e participações especiais.
A quinta e última companhia a participar do evento será o San Francisco Ballet, que vai exibir: a aula da companhia, os ensaios do repertório da temporada de 2016 e entrevistas com Helgi Tomasson (diretor artístico e coreógrafo titular do SF Ballet) e Liam Scarlet (artista residente do Royal Ballet), que estão trabalhado com a companhia na criação do ballet “Frankenstein”, uma co-produção do San Francisco Ballet e do Royal Ballet, que fará parte do repertório do SF Ballet na temporada de 2017.
Pra quem quiser acompanhar ao vivo, seguem os horários (bem incomuns, diga-se de passagem) das transmissões que poderão ser assistidas a partir deste link: http://worldballetday.com/
Australian Ballet 23h (dia 30 de setembro)
Bolshoi Ballet 4h (dia 1º de outubro)
Royal Ballet 7h
National Ballet of Canada 12h
San Francisco Ballet 17h
Se o sono ou os compromissos não permitirem, não se preocupem! Depois do dia 1º, os vídeos ficam disponíveis no canal “World Ballet Day LIVE” no youtube 😉
Vale a pena ver!
Fontes:
http://worldballetday.com/
http://www.roh.org.uk/about/world-ballet-day
http://www.bolshoi.ru/en/about/press/articles/2015/3411/
World Ballet Day 2015 with one day of live streaming from 5 companies