Para entender e compreender melhor o ballet clássico é preciso analisar suas particularidades.
Agora, pretendemos esclarecer algumas questões acerca da estética própria desta arte, pois é de grande valia iniciar os estudos deste ano de 2014 sabendo o que fazer. Assim podemos diminuir um pouco as tensões e angústias que uma bailarina ou bailarino pode, por ventura, enfrentar.
O uso do collant e meia calça rosa ou salmão para as meninas e malha para os meninos se faz necessário, pois valoriza a musculatura de ambos. Com as pernas em evidência é possível, ao professor, observar se a(o) bailarina(o) está contraindo ou estendendo a musculatura das coxas e panturrilhas corretamente, se o joelho está bem esticado e se a rotação dos quadris está sendo feita corretamente (no en dehors a pessoa deve rodar para fora toda a musculatura e articulações de quadris, coxas, joelhos e pés).
Com uma roupa que adere melhor ao corpo a(o) bailarina(o) ganha uma mobilidade maior de seus movimentos e o professor consegue perceber se o tronco (parte do corpo que centraliza a força técnica da pessoa) está firme e bem colocado. Também é possível perceber se as costas (as escápulas) estão colocadas e seguras. Com os braços livres das mangas pesadas dos antigos vestidos de corte, a(o) bailarina(o) ganha mobilidade e assim consegue movimentar com mais graciosidade seus membros superiores, sem deixar de lado a segurança que estes lhe proporcionam nos giros e equilíbrios.
O coque – para as meninas – é crucial. Não somente por uma questão estética, pois deixa a silhueta da bailarina mais alongada, mas também porque evita possíveis distrações durante aulas e ensaios. Principalmente durante os anos de formação, a bailarina precisa se preocupar com este quesito. Um cabelo bem arrumado, sem mechas caindo ou batendo no rosto, proporciona um melhor aproveitamento da técnica. Um coque bem feito, com grampos, gel e presilhas, na “derruba” durante a pirueta, ou te faz perder a hora da diagonal por estar se olhando no espelho e arrumando o cabelo.
Para os meninos é importante manter o cabelo em um comprimento mais curto também para evitar possíveis distrações. Também chamo atenção para uma constante depilação. Não por motivos estéticos, mas por questões de higiene. Nosso clima é, na maior parte do ano, caracterizado pelas temperaturas elevadas, deixando nosso corpo, na maior parte da aula, molhado de suor. Por isso, pernas e axilas depiladas diminuem o incomodo e o odor causado pelo suor, permitem que o professor enxergue melhor a musculatura dos membros inferiores, além de proporcionar uma figura esteticamente mais harmoniosa para os homens numa arte onde as belas figuras femininas se impõe e se destacam mais.
Também é importante chamar atenção para o uso dos assessórios como brincos, cordões, pulseiras, relógios e anéis: brincos pequenos para deixar o pescoço em evidência; pulseiras, relógios, cordões e anéis é melhor serem guardados na bolsa antes das aulas, pois podem machucar ou atrapalhar no momento de algum movimento. A maquiagem pode ser usada em aula e ensaios, desde que não sejam uma prévia do palco, ou seja, nada muito extravagante, pois durante o exercício e treino da técnica o que precisa estar em evidência é sua técnica, seu potencial artístico, sua disciplina e perseverança. Aconselho usar somente um pó compacto para disfarçar marcas ou manchas indesejáveis, blush bem sutil, rímel incolor de preferência (pois durante a aula suamos muito e não precisamos ficar borradas) e um leve batom ou gloss.
O uso das sapatilhas é obrigatório. Tanto para as meninas quanto para os meninos, as sapatilhas de meia ponta são parte fundamental do uniforme. Elas permitem que a(o) bailarina(o) trabalhe as articulações dos pés sem dificuldades, auxiliando nas movimentações que necessitam dos pés deslizando como por exemplo tendus, jetés, grand battements e saltos. Os sapatos de ponta fazem parte da rotina de toda bailarina. Como escrito no início deste artigo, elas dão leveza e graciosidade aos seus movimentos e gestos. Na ponta dos pés ela ganha agilidade e parece flutuar ao caminhar de uma ponta a outra do palco. Permite ao seu partner conduzir melhor seus movimentos, proporcionando aos olhos do público um espetáculo mágico. É importante proteger os dedos quando se inicia o estudo de ballet clássico utilizando as pontas. Vale usar esparadrapos, band-aids, algodão, pomadas ou ponteiras, desde que a passagem pela meia ponta para subir e descer da ponta não seja comprometida e que a ponta não incomode tanto.
Atenção! A concentração em seu próprio corpo é essencial! O bailarino tem que se preocupar em fazer tantas coisas durante a aula, que a última coisa que ele(a) precisa é dispersar sua atenção com coisas como o fio de cabelo saindo, o coque soltando, o suor incomodando ou a sapatilha errada no pé.
Vale lembrar ainda que a garrafinha de água é indispensável. O calor pode nos desconcentrar e manter o corpo hidratado é muito importante. Durante a aula perdemos muito líquido suando e precisamos repor.
Bom, após estas dicas mãos à obra! Ou melhor, mãos, braços, pés, pernas, tronco, cabeça… Vale lembrar que um bom bailarino ou uma boa bailarina é um como um quebra-cabeça bem montado e encaixado, todas as suas “peças” são importantes. Uma boa aparência é fundamental, mas sem deixar de lado a disciplina, o respeito ao professor, a pontualidade, o compromisso, a perseverança e a fé em seu próprio potencial.