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Ensino & Aprendizado

A arte das imagens em movimento (parte II)

Posted on 2 de abril de 201428 de junho de 2015 by Daney Bentin
02
abr

Para enten­der e com­pre­en­der melhor o bal­let clás­sico é pre­ciso ana­li­sar suas particularidades.

Agora, pre­ten­de­mos escla­re­cer algu­mas ques­tões acerca da esté­tica pró­pria desta arte, pois é de grande valia ini­ciar os estu­dos deste ano de 2014 sabendo o que fazer. Assim pode­mos dimi­nuir um pouco as ten­sões e angús­tias que uma bai­la­rina ou bai­la­rino pode, por ven­tura, enfrentar.

O uso do col­lant e meia calça rosa ou sal­mão para as meni­nas e malha para os meni­nos se faz neces­sá­rio, pois valo­riza a mus­cu­la­tura de ambos. Com as per­nas em evi­dên­cia é pos­sí­vel, ao pro­fes­sor, obser­var se a(o) bailarina(o) está con­traindo ou esten­dendo a mus­cu­la­tura das coxas e pan­tur­ri­lhas cor­re­ta­mente, se o joe­lho está bem esti­cado e se a rota­ção dos qua­dris está sendo feita cor­re­ta­mente (no en dehors a pes­soa deve rodar para fora toda a mus­cu­la­tura e arti­cu­la­ções de qua­dris, coxas, joe­lhos e pés).

Com uma roupa que adere melhor ao corpo a(o) bailarina(o) ganha uma mobi­li­dade maior de seus movi­men­tos e o pro­fes­sor con­se­gue per­ce­ber se o tronco (parte do corpo que cen­tra­liza a força téc­nica da pes­soa) está firme e bem colo­cado. Também é pos­sí­vel per­ce­ber se as cos­tas (as escá­pu­las) estão colo­ca­das e segu­ras. Com os bra­ços livres das man­gas pesa­das dos anti­gos ves­ti­dos de corte, a(o) bailarina(o) ganha mobi­li­dade e assim con­se­gue movi­men­tar com mais gra­ci­o­si­dade seus mem­bros supe­ri­o­res, sem dei­xar de lado a segu­rança que estes lhe pro­por­ci­o­nam nos giros e equilíbrios.

O coque – para as meni­nas – é cru­cial. Não somente por uma ques­tão esté­tica, pois deixa a silhu­eta da bai­la­rina mais alon­gada, mas tam­bém por­que evita pos­sí­veis dis­tra­ções durante aulas e ensaios. Principalmente durante os anos de for­ma­ção, a bai­la­rina pre­cisa se pre­o­cu­par com este que­sito. Um cabelo bem arru­mado, sem mechas caindo ou batendo no rosto, pro­por­ci­ona um melhor apro­vei­ta­mento da téc­nica. Um coque bem feito, com gram­pos, gel e pre­si­lhas, na “der­ruba” durante a piru­eta, ou te faz per­der a hora da dia­go­nal por estar se olhando no espe­lho e arru­mando o cabelo.

Para os meni­nos é impor­tante man­ter o cabelo em um com­pri­mento mais curto tam­bém para evi­tar pos­sí­veis dis­tra­ções. Também chamo aten­ção para uma cons­tante depi­la­ção. Não por moti­vos esté­ti­cos, mas por ques­tões de higi­ene. Nosso clima é, na maior parte do ano, carac­te­ri­zado pelas tem­pe­ra­tu­ras ele­va­das, dei­xando nosso corpo, na maior parte da aula, molhado de suor. Por isso, per­nas e axi­las depi­la­das dimi­nuem o inco­modo e o odor cau­sado pelo suor, per­mi­tem que o pro­fes­sor enxer­gue melhor a mus­cu­la­tura dos mem­bros infe­ri­o­res, além de pro­por­ci­o­nar uma figura este­ti­ca­mente mais har­mo­ni­osa para os homens numa arte onde as belas figu­ras femi­ni­nas se impõe e se des­ta­cam mais.

Também é impor­tante cha­mar aten­ção para o uso dos asses­só­rios como brin­cos, cor­dões, pul­sei­ras, reló­gios e anéis: brin­cos peque­nos para dei­xar o pes­coço em evi­dên­cia; pul­sei­ras, reló­gios, cor­dões e anéis é melhor serem guar­da­dos na bolsa antes das aulas, pois podem machu­car ou atra­pa­lhar no momento de algum movi­mento. A maqui­a­gem pode ser usada em aula e ensaios, desde que não sejam uma pré­via do palco, ou seja, nada muito extra­va­gante, pois durante o exer­cí­cio e treino da téc­nica o que pre­cisa estar em evi­dên­cia é sua téc­nica, seu poten­cial artís­tico, sua dis­ci­plina e per­se­ve­rança. Aconselho usar somente um pó com­pacto para dis­far­çar mar­cas ou man­chas inde­se­já­veis, blush bem sutil, rímel inco­lor de pre­fe­rên­cia (pois durante a aula sua­mos muito e não pre­ci­sa­mos ficar bor­ra­das) e um leve batom ou gloss.

O uso das sapa­ti­lhas é obri­ga­tó­rio. Tanto para as meni­nas quanto para os meni­nos, as sapa­ti­lhas de meia ponta são parte fun­da­men­tal do uni­forme. Elas per­mi­tem que a(o) bailarina(o) tra­ba­lhe as arti­cu­la­ções dos pés sem difi­cul­da­des, auxi­li­ando nas movi­men­ta­ções que neces­si­tam dos pés des­li­zando como por exem­plo ten­dus, jetés, grand bat­te­ments e sal­tos. Os sapa­tos de ponta fazem parte da rotina de toda bai­la­rina. Como escrito no iní­cio deste artigo, elas dão leveza e gra­ci­o­si­dade aos seus movi­men­tos e ges­tos. Na ponta dos pés ela ganha agi­li­dade e parece flu­tuar ao cami­nhar de uma ponta a outra do palco. Permite ao seu part­ner con­du­zir melhor seus movi­men­tos, pro­por­ci­o­nando aos olhos do público um espe­tá­culo mágico. É impor­tante pro­te­ger os dedos quando se ini­cia o estudo de bal­let clás­sico uti­li­zando as pon­tas. Vale usar espa­ra­dra­pos, band-aids, algo­dão, poma­das ou pon­tei­ras, desde que a pas­sa­gem pela meia ponta para subir e des­cer da ponta não seja com­pro­me­tida e que a ponta não inco­mode tanto.

Atenção! A con­cen­tra­ção em seu pró­prio corpo é essen­cial! O bai­la­rino tem que se pre­o­cu­par em fazer tan­tas coi­sas durante a aula, que a última coisa que ele(a) pre­cisa é dis­per­sar sua aten­ção com coi­sas como o fio de cabelo saindo, o coque sol­tando, o suor inco­mo­dando ou a sapa­ti­lha errada no pé.

Vale lem­brar ainda que a gar­ra­fi­nha de água é indis­pen­sá­vel. O calor pode nos des­con­cen­trar e man­ter o corpo hidra­tado é muito impor­tante. Durante a aula per­de­mos muito líquido suando e pre­ci­sa­mos repor.

Bom, após estas dicas mãos à obra! Ou melhor, mãos, bra­ços, pés, per­nas, tronco, cabeça… Vale lem­brar que um bom bai­la­rino ou uma boa bai­la­rina é um como um quebra-cabeça bem mon­tado e encai­xado, todas as suas “peças” são impor­tan­tes. Uma boa apa­rên­cia é fun­da­men­tal, mas sem dei­xar de lado a dis­ci­plina, o res­peito ao pro­fes­sor, a pon­tu­a­li­dade, o com­pro­misso, a per­se­ve­rança e a fé em seu pró­prio potencial.

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Daney Bentin

Bailarina, ensaiadora e pedagoga de ballet clássico, iniciou seus estudos com o mestre Fábio Matheus, de quem é assistente direta, na Escola de Dança Margareth Monteiro. Muito disciplinada e focada, logo se destacou trabalhando como ensaiadora da Faces Cia de Dança (RJ) entre 2010 e 2011, bailarina da Cia de Performances Contemporâneas Alteridades (RJ) entre 2007 e 2009, da Ícaro Cia de Dança (SP) em 2011 e 2012 e da Margareth Monteiro Cia de Dança (RJ) até hoje. Por amar esta arte, buscou um aprofundamento teórico na área. Mestranda em Memória Social do Programa de Pós-Graduação da UNIRIO, bolsista CAPES, pesquisa e produz escritos sobre o ballet clássico, o papel do bailarino e a vertente filosófica da dança nos dias de hoje, expondo seus trabalhos em importantes congressos da área como os Seminários de Dança do Festival de Dança de Joinville. Tendo o ballet clássico como combustível para sua vida busca sempre aliar sua arte aos seus estudos, pois dança com o corpo e as palavras...

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