Os 10 mandamentos do balé

Quem faz bal­let sabe o quão cheio de par­ti­cu­la­ri­da­des é o nosso mundo…

e que nós como bai­la­ri­nos o temos pra­ti­ca­mente como uma “reli­gião”, no sen­tido de que temos algu­mas regri­nhas e deve­res que segui­mos e aca­bam regendo nosso estilo de vida. Pensando nisso, trouxe os 10 man­da­men­tos do ballet:

6912a813c08843de1efec1a4f4160a84

1)    O bal­let como prioridade

Você deve dedi­car grande parte de suas aten­ções para o bal­let.
Estudá-lo, vivê-lo e respirá-lo.
Atentar-se às cor­re­ções, assis­tir bal­lets pes­so­al­mente e online e estu­dar como os movi­men­tos devem ser devi­da­mente exe­cu­ta­dos. Para o lado físico, usar seu tempo livre para se alon­gar, fazer exer­cí­cios de for­ta­le­ci­mento e/ou aber­tura e tra­ba­lhar em movi­men­tos que está tendo difi­cul­da­des em sala de aula. Fazer do bal­let a sua pri­o­ri­dade sig­ni­fica estar pro­cu­rando manei­ras de melho­rar sempre.

Foto 01-10 mandamentos do ballet2)   Não fazer bal­let em vão

Avalie sem­pre por­que você está dan­çando. Ir para o bal­let está te fazendo feliz? Não adi­anta ir ao bal­let por­que sem­pre fez. Tem que ter von­tade e só assim alcan­çará seus objetivos.

3)  Escolher o bal­let entre as atividades

Quando esti­ver em um dilema “ir ao bal­let ou ir ao cinema” (por exem­plo), você deverá esco­lher ir ao bal­let. A famosa frase “não posso, tenho ensaio”. Você pode e deve ter vida social, mas pre­cisa se pro­gra­mar para que as demais ati­vi­da­des não atra­pa­lha­rem seus ensaios e aulas. A vida é feita de esco­lhas, esco­lha o ballet.

ffa6cbccf6060e57d233914538ea7bc2

4)  Respeitar o professor

Independente se você con­corda ou não com seu pro­fes­sor, com as esco­lhas, pre­cisa respeitá-lo. Você não deve falar dele pelas cos­tas, dis­cu­tir com ele. O res­peito que tem com ele é o que terá de volta.

Foto 02-10 mandamentos do ballet

5) Cuidar da sua alimentação

A ali­men­ta­ção da bai­la­rina deve ser balan­ce­ada e con­ter todos os gru­pos ali­men­ta­res para que não haja carên­cia de nenhum nutri­ente e para evi­tar pre­juí­zos rela­ci­o­na­dos à saúde.

6)    Não dese­jar o tutu do próximo!

Nem todas as core­o­gra­fias suge­rem o uso de tutus. Você deve ves­tir seu figu­rino e enten­der seu per­so­na­gem. Se a pro­posta não é o uso do tra­di­ci­o­nal tutu, você deve usar o que for suge­rido e fazer o seu melhor. Não é a sua roupa, mas sim o seu bal­let, que fará de você uma bai­la­rina. Pense nisso.

Foto 03 -10 mandamentos do ballet

7) Não roubarás!

Não deve se apro­priar de coi­sas que não são suas, mesmo que essas coi­sas este­jam esque­ci­das na aca­de­mia, estú­dio ou escola “sem dono”.

8)    Aproveitar cada minuto da sua aula

Concentre-se. Não deixe que seu foco seja per­dido. Todo o foco pre­cisa estar nos exer­cí­cios pra­ti­ca­dos, nas cor­re­ções. Mesmo quando você parar durante a aula, como para beber água, ou enquanto é o momento de outras pes­soas faze­rem o exer­cí­cio, fique atento! Cada momento per­dido pode ser a perda de um deta­lhe e no bal­let os deta­lhes fazem a diferença.

371dcc637a6add497cb8e21bbfe8bf029) Se esfor­çar sem se matar!

Você pre­cisa saber a hora de des­can­sar. Identificar quando seu corpo está can­sado e fazer pau­sas. Parece que ren­de­mos mais quando esta­mos exaus­tos, mas é impor­tante que cuide do seu corpo para evi­tar lesões graves.

Foto 04 -10 mandamentos do ballet

10) Não cobi­çar o papel do próximo

Um (a) bai­la­rino (a) deve acei­tar o seu papel, mesmo quando ele não é um dos prin­ci­pais. Deve fazer por amor a dança e ao invés de cobi­çar o papel de outra pes­soa, deve para­be­ni­zar quem rece­beu um papel que julga melhor que o seu e ten­tar melho­rar para, quem sabe, ter um papel de des­ta­que numa pró­xima ocasião.

Deixe um comentário