Skip to content
  • Blog
  • Na mídia
  • Contato
Ana Botafogo MaisonAna Botafogo Maison
  • Entrar
  • Carrinho / R$0,00
    Carrinho

    Nenhum produto no carrinho.

    Retornar para a loja

  • Coleção Ana Botafogo
  • Bolsas AB
  • Roupas
    • Collants
    • Blusas e Vestidos
    • Calças e Macacões
    • Shorts
    • Saias
    • Linha de Aquecimento
    • Meia-Calça
    • Meias
    • Perneiras e Polainas
    • Infantojuvenil
  • Acessórios
    • Adereço de coque
    • Ballet Pins
    • Bonecas
    • Canecas e Garrafas
    • Chaveiros
    • Dedeira, Protetor e Espaçador
    • Necessaire
    • Ponteiras
    • Porta sapatilhas
    • Rede de coque
    • Sapatilha Autografada
    • Scrunchies
história da dança

A herança de Vaganova

Posted on 24 de junho de 20141 de julho de 2015 by I LOVE ANA BOTAFOGO
24
jun

Neste dia 24 de Junho de 2014 Agripina Yakovlevna Vaganova com­ple­ta­ria 125 anos de idade.

Infelizmente nossa expec­ta­tiva de vida não che­gou tão longe… Seria mara­vi­lhoso que esse gênio pudesse estar entre nós. Pensando em come­mo­rar de alguma forma essa data tão espe­cial para nós aman­tes do bal­let clás­sico, resolvi fazer esse pequeno texto falando um pouco mais dessa que para mim é a grande dama da dança clás­sica no mundo.

(Vaganova, Czarina das variações)

Canceriana do último deca­nato (nas­ceu em junho de 1879), filha de um por­teiro do Teatro Mariinsky (YakovVaganov),Vaganova desde muito pequena sonhava com os pal­cos. Aos 9 anos entrou para a Escola Imperial de Ballet (em São Petersburgo na Russia), ficando mais pró­xima de rea­li­zar seu sonho. Graduou-se nessa escola sob os cui­da­dos de Eugeniia Sokolova em 1897. Decidida, inte­li­gente e sem­pre dis­posta a se supe­rar, ela foi con­quis­tando seus pro­fes­so­res ao longo dos anos que per­ma­ne­ceu na escola e, logo após sua gra­du­a­ção, foi aceita no Ballet Mariinsky. Nessa com­pa­nhia, Vaganova dan­çou por apro­xi­ma­da­mente duas décadas.

Seus anos na com­pa­nhia não foram fáceis. Seu sonho de cres­cer e che­gar ao posto de prima bal­le­rina por vezes pare­cia impos­sí­vel. Pernas gros­sas demais, cabeça grande e figura pequena tor­na­vam sua tra­je­tó­ria ainda mais difí­cil. O Grande Márius Petipa pra­ti­ca­mente não se impor­tava com Vaganova. Quando fazia alguma refe­rên­cia a ela como bai­la­rina, incluía pala­vras como: “Terrível e hor­rí­vel”. Em alguns dos seus diá­rios, ele fez comen­tá­rios bas­tante ofen­si­vos sobre a figura dela em cena. O fato é que Vaganova seguiu sua car­reira e se tor­nou a melhor bai­la­rina que podia ser. Ganhou extra ofi­ci­al­mente da crí­tica espe­ci­a­li­zada o título de “ Czarina das vari­a­ções”. Até os dias atu­ais mui­tas pes­soas referem-se às vari­a­ções do grand­pas de deux de D. Quixote, do pas de trois do ato das som­bras de La Bayadère, do pas de trois de Paquita como solos de Vaganova.

Rainha das Dríades (D. Quixote), Rainha das águas (O Cavalinho Corcunda), esta­vam entre os papéis que Vaganova mais inter­pre­tou. Em 1915, um ano antes de se apo­sen­tar, Agripina Yaklovevna Vaganova rece­beu o título de Prima Ballerina. Mulher que enxer­gava à frente de seu tempo, jamais dei­xava esca­par a opor­tu­ni­dade de apren­der com os cole­gas mais velhos, fosse nos pal­cos ou nas aulas. Sempre muito crí­tica con­sigo mesma, era capaz de per­ce­ber a insu­fi­ci­ên­cia da sua téc­nica e em um dos seus diá­rios disse o seguinte: “ Era evi­dente que eu não pro­gre­dia. E essa cons­ci­ên­cia era hor­rí­vel. Foi aqui que come­ça­ram para mim os tor­men­tos de insa­tis­fa­ção, tanto comigo mesma e com o sis­tema de ensino”.(VAGANOVA, Agripina Yakovlevna. Fundamentos da Dança Clássica (Tradução Ana Silva e Silvério) – 1ª ed. – Curitiba – Appris, 2013.)

Com o final de sua car­reira como bai­la­rina em 1916, dedicou-se à car­reira de peda­goga de bal­let clás­sico. A par­tir de então Vaganova con­cen­trou todos os seus esfor­ços para recriar a forma de ensi­nar bal­let clás­sico. Por volta de 1918 ela come­çou a dar aula de bal­let no estú­dio de Al Volyn e ali come­çou a rever toda a peda­go­gia da meto­do­lo­gia da escola russa antiga! O seu desejo de com­pre­en­der a ciên­cia da dança ficava cada vez mais claro. Incansavelmente estu­dava a ana­to­mia humana, a cine­si­o­lo­gia de cada passo, o melhor anda­mento musi­cal, como e quando apren­der cada movi­mento e a impor­tân­cia de aprendê-lo na sua forma cor­reta. Poder colo­car em prá­tica seus estu­dos foi a parte deter­mi­nante para o sucesso do mesmo.

Todos os pon­tos ten­den­ci­o­sos da escola russa antiga foram revis­tos e refei­tos e, aos poucos,Vaganova cri­ava a codi­fi­ca­ção de seu método que revo­lu­ci­o­na­ria todo o sis­tema de ensino de bal­let clás­sico no mundo.

(Por Fabio Matheus – Pós-Graduado em Repertório Clássico e Metodologia de Ensino na Kennedy (EUA). Graduou-se em Ballet Clássico na San Francisco Ballet School. Desde 2006 faz parte do júri e pedagogos do IBC Varna, Bulgaria)

Esse registro foi postado em história da dança. Adicione aos favoritos.
Avatar photo
I LOVE ANA BOTAFOGO

Só love, só love. Um dos maiores blogs de dança do país inspirado pela maior bailarina do Brasil.

O Ballet Ondine
(Quase) como todos os mortais

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

SOBRE
Criado em 2012, o blog I ♥ Ana Botafogo é um dos maiores blogs de dança do País e uma referência para bailarinos, pesquisadores e professores de dança. Boa leitura!
OLÁ, BALLET LOVERS!
A Ana Botafogo Maison pro­põe a dança como estilo de vida. Inves­timos em con­forto, beleza, easy care, moda e qua­li­dade. Aqui, vocês ficam por dentro dos nossos lançamentos, além de encontrar dicas e informações sobre o maravilhoso mundo da dança no blog I ♥ Ana Botafogo.
Assuntos mais curtidos
  • Fotografia
  • universo da dança
    • vida de bailarina
    • crônicas
  • nossa agenda
  • moda & beleza
    • tutoriais & dicas
  • saúde & bem estar
  • história da dança
  • Ensino & Aprendizado
    • ballet infantil
  • ballet adulto
CHEGA MAIS
Copyright 2023 © Ana Botafogo Maison. Todos os direitos reservados. Gerenciado pela
  • Coleção Ana Botafogo
  • Bolsas AB
  • Roupas
    • Collants
    • Blusas e Vestidos
    • Calças e Macacões
    • Shorts
    • Saias
    • Linha de Aquecimento
    • Meia-Calça
    • Meias
    • Perneiras e Polainas
    • Infantojuvenil
  • Acessórios
    • Adereço de coque
    • Ballet Pins
    • Bonecas
    • Canecas e Garrafas
    • Chaveiros
    • Dedeira, Protetor e Espaçador
    • Necessaire
    • Ponteiras
    • Porta sapatilhas
    • Rede de coque
    • Sapatilha Autografada
    • Scrunchies
  • Entrar
  • Blog
  • Na mídia
  • Contato