Skip to content
  • Blog
  • Na mídia
  • Contato
Ana Botafogo MaisonAna Botafogo Maison
  • Entrar
  • Carrinho / R$0,00

    Carrinho

    Nenhum produto no carrinho.

  • Ana Botafogo
  • Bolsas
  • Roupas
    • Blusas e Vestidos
    • Collants
    • Shorts
    • Calças e Macacões
    • Saias
    • Casaquinhos
    • Linha de Aquecimento
    • Meia-Calça
    • Meias
    • Perneiras e Polainas
  • Infantojuvenil
  • Acessórios
  • Bonecas
  • Marcas
    • Capezio
    • Só Dança
  • Sale
universo da dança

A paixão que me move: o ballet

Posted on 24 de maio de 201227 de junho de 2015 by Heloisa Almeida
24
maio

Olá!

Muito feliz por estar aqui neste espaço! Novos espa­ços para a dança são sem­pre bem-vindos! Meu nome é Heloisa Almeida, mais conhe­cida pelo ape­lido Helô, e esta­rei por aqui men­sal­mente escre­vendo sobre uma grande pai­xão: o bal­let. Neste mês, vou ape­nas me apre­sen­tar e divi­dir com vocês um pouco da minha his­tó­ria. A par­tir das pró­xi­mas publi­ca­ções, vou tra­tar de temas mais rela­ci­o­na­dos ao meu foco atual de tra­ba­lho e estudo, que é o tra­ba­lho do corpo sob uma visão anatô­mica, fisi­o­ló­gica e cine­si­o­ló­gica da dança.

A minha rela­ção da dança, e em espe­cial o bal­let, vem desde o come­ci­nho da minha vida. Lembro que, aos cinco anos de idade, eu já des­cia cor­rendo da minha aula no Colégio Notre Dame em Ipanema para a escola de bal­let que a pro­fes­sora Shirley O. Lins tinha na escola e lá ficava sonhando com o dia que ia poder fazer as aulas. Como era muito magra, meu pai exi­giu que eu engor­dasse dois qui­los para poder fre­quen­tar as aulas. Depois de um ano de “esfor­ços árduos”, atingi o peso mínimo para a minha idade e lá fui eu, feliz para aquela que seria a ati­vi­dade mais impor­tante na minha vida. Um ano depois, mudei com a minha famí­lia para Brasília. Lá, entrei na escola de bal­let da pro­fes­sora Lúcia Toller, onde pas­sei dez deli­ci­o­sos anos, me for­mei pela Royal Academy of London e come­cei a tra­ba­lhar como pro­fes­sora. Em 1982, vol­tei ao Rio de Janeiro e tra­ba­lhei por oito meses no Theatro Municipal.

No ano de 1983, entrei para o Ballet Teatro Guaíra, sob a dire­ção de Carlos Trincheiras e Isabel Santa Rosa. Permaneci em Curitiba por mara­vi­lho­sos quinze anos, os quais foram pre­ci­o­sos para o meu desen­vol­vi­mento como bai­la­rina e onde pude divi­dir o palco com gran­des cole­gas de pro­fis­são, que se man­tém até hoje como ami­gos que trago no cora­ção. Em 1992, eu estava em ótima forma física e tra­ba­lhando já para a pri­meira tem­po­rada do ano que seria o bai­lado Dom Quixote, quando sofri uma queda e fiz uma rup­tura par­cial do liga­mento cru­zado ante­rior. A par­tir daí, fui alter­nando momen­tos que eu podia dan­çar com outros, difí­ceis, em que isso não era pos­sí­vel. Aproveitei, então, o con­vite da dire­ção e pas­sei a dar algu­mas aulas para os esta­giá­rios do BTG. Três cirur­gias e muita fisi­o­te­ra­pia depois, pedi demis­são da minha que­rida com­pa­nhia de dança e vol­tei para Brasília.

Na capi­tal fede­ral, apro­vei­tei para con­ti­nuar ensi­nando. Além de aulas para jovens com obje­ti­vos pro­fis­si­o­na­li­zan­tes, come­cei um curso para adul­tos ini­ci­an­tes na escola Claude Debussy, da que­rida Kátia Najdeja, onde fui muito bem aco­lhida e feliz. Nesse período tam­bém tra­ba­lhei com a Basirah Companhia de Dança de Gisele Rodrigues e Yara de Cunto. Foram momen­tos enri­que­ce­do­res.  Gisele Rodrigues me con­vi­dou para dar aulas tam­bém de bal­let no curso de dança da Faculdade Dulcina de Moraes.  Nessa etapa, decidi que era a hora de vol­tar a estu­dar e esco­lhi o curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Brasília. Queria enten­der melhor o que havia acon­te­cido comigo e poder, então no futuro, aju­dar os cole­gas de pro­fis­são. Durante todos os anos do curso, pro­cu­rei asso­ciar os novos conhe­ci­men­tos ao bal­let, tarefa difí­cil, pois a dança é pouco estu­dada nessa área do saber aca­dê­mico e os pro­fes­so­res quase nunca tinham as res­pos­tas que eu bus­cava. Em geral, a opi­nião dos espe­ci­a­lis­tas que tra­ba­lham com o sis­tema loco­mo­tor é a de que o bal­let lesi­ona bas­tante e mui­tos acon­se­lham ape­nas parar. Ora, qual­quer ati­vi­dade física de alto ren­di­mento pode lesi­o­nar, por­que então os médi­cos não suge­rem aos meni­nos para­rem de jogar futebol?

Terminei o curso em 2003 e, no ano seguinte vol­tei à cidade mara­vi­lhosa para tra­ba­lhar como pro­fes­sora e ensai­a­dora da DeAnima Cia de Dança, de Roberto de Oliveira e Richard Cragun. Pude então come­çar efe­ti­va­mente a tra­ba­lhar con­ci­li­ando os conhe­ci­men­tos das minhas duas áreas de for­ma­ção: bal­let e fisi­o­te­ra­pia. Assim, pas­sei a poder aju­dar os bai­la­ri­nos a conhe­cer melhor seus cor­pos e mini­mi­zar as lesões ine­ren­tes ao tra­ba­lho de alto ren­di­mento. Ainda como pro­fes­sora de bai­la­ri­nos pro­fis­si­o­nais, tam­bém pude cola­bo­rar com a exce­lente Companhia de Ballet de Niterói e a impe­cá­vel São Paulo Companhia de Dança. Após me des­li­gar da DeAnima Cia de Dança, vol­tei a dar aulas para adul­tos ini­ci­an­tes e bus­quei uma espe­ci­a­li­za­ção em Anatomia Humana.

Hoje, posso con­tri­buir mais ainda com o uni­verso mara­vi­lhoso que é o da dança e me sinto muito grata por isso. Dou aulas de bal­let para adul­tos no Lyceu Escola de Danças e sou pro­fes­sora de bal­let e Cinesiologia no curso de Dança da antiga Universidade da Cidade, agora Universidade Gama Filho. Atualmente, o tema que per­meia meus tra­ba­lhos, meus pen­sa­men­tos, é o de que o bal­let pode ser apren­dido por todos que dese­ja­rem. Os que esco­lhem a dança como pro­fis­são podem mini­mi­zar os impac­tos ine­ren­tes à ati­vi­dade em seus cor­pos e dan­çar muito, por mui­tos anos.

Neste espaço pre­tendo divi­dir um pouco dos meus ques­ti­o­na­men­tos, das minhas idéias, e refle­tir com todos que qui­se­rem sobre assun­tos refe­ren­tes ao corpo do bailarino-dançarino, seu tra­ba­lho, as novas tec­no­lo­gias, novos estu­dos. Enfim cola­bo­rar para mais um espaço de troca neste nosso tão espe­cial uni­verso que é o da dança.

Obrigada Lu e Carol pelo convite,

Beijos a todos e até o pró­ximo mês,

Helô

Esse registro foi postado em universo da dança. Adicione aos favoritos.
Heloisa Almeida

Mestre em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Católica de Brasília (2003) e especialização em Anatomia Humana pelo Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (2007). Atualmente finaliza o curso de Licenciatura em Dança pela Universidade Cândido Mendes. Pertenceu ao Corpo de Baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro em 1982 e ao Ballet Teatro Guaíra entre 1983 e 1998 como bailarina. É professora das disciplinas de Anatomia, Cinesiologia e Técnica do Balé Clássico do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Cândido Mendes. Aplica em suas aulas de dança, em escolas, companhias profissionais e em seus cursos, princípios de Anatomia, Fisiologia, Cinesiologia e Biomecânica com objetivo de melhorar a performance do bailarino. Suas principais linhas de pesquisa estão relacionadas à técnica do balé clássico e suas relações socioculturais e a dança para pessoas com doença de Parkinson.

Révérence
Falando de nutrição

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

SOBRE
Criado em 2012, o blog I ♥ Ana Botafogo é um dos maiores blogs de dança do País e uma referência para bailarinos, pesquisadores e professores de dança. Boa leitura!
OLÁ, BALLET LOVERS!
A Ana Botafogo Maison pro­põe a dança como estilo de vida. Inves­timos em con­forto, beleza, easy care, moda e qua­li­dade. Aqui, vocês ficam por dentro dos nossos lançamentos, além de encontrar dicas e informações sobre o maravilhoso mundo da dança no blog I ♥ Ana Botafogo.
Assuntos mais curtidos
  • Fotografia
  • universo da dança
    • vida de bailarina
    • crônicas
  • nossa agenda
  • moda & beleza
    • tutoriais & dicas
  • saúde & bem estar
  • história da dança
  • Ensino & Aprendizado
    • ballet infantil
  • ballet adulto
CHEGA MAIS
Copyright 2020 © Ana Botafogo Maison. Todos os direitos reservados. Gerenciado pela
  • Ana Botafogo
  • Bolsas
  • Roupas
    • Blusas e Vestidos
    • Collants
    • Shorts
    • Calças e Macacões
    • Saias
    • Casaquinhos
    • Linha de Aquecimento
    • Meia-Calça
    • Meias
    • Perneiras e Polainas
  • Infantojuvenil
  • Acessórios
  • Bonecas
  • Marcas
    • Capezio
    • Só Dança
  • Sale
  • Entrar
  • Blog
  • Na mídia
  • Contato