Antes de iniciar qualquer aula de balé ou dança, é muito importante o aquecimento.
Porém, mais fundamental que isso, é saber diferenciar aquecimento de alongamento. Sim, ambos são diferentes e a confusão entre eles pode causar desconfortos e até machucados quando misturados no momento errado.
Como já falado em diversos momentos no BEMDANÇA, a preparação corporal faz parte da rotina de todo dançarino. As aulas exigem demais da estrutura física e, para que seja suportável e o menos agressivo possível, “avisar” ao seu corpo de que em breve se iniciará uma atividade física é fundamental para que ele se organize e se previna da carga que está por vir.
Por isso, aquecer é o primeiro aviso ao corpo. “Acorde” ele aos pouquinhos:
- Faça movimentos de meia ponta nos pés, alternando cada um (enquanto um está descendo da meia ponta o outro já está subindo).
- Em cada pé, repita algumas vezes o flex e ponta, passando pela meia ponta, devagar, como se quisesse massageá-lo.
- Faça rotação lenta de tornozelo, tanto para direita quanto para a esquerda.
- Aqueça sua panturrilha, dobrando um pouco seu joelho na perna (colocando-a um pouco à frente) e esticando a outra perna um pouco para trás.
- Faça primeira posição en dedan e com a perna direita eleve ao lado e jogue (passando pela frente do outro pé) para o outro lado (como se fosse grand battement). Mas faça esse movimento de maneira livre e espontânea, sem se importar com altura, pés ou pernas esticadas. Apenas jogue a perna. Isso é ótimo para liberar a virilha.
- Falando em virilha, você também pode deitar no chão, puxar suas pernas para perto de você e, lentamente, abri-las, simultaneamente, em movimento circular, uma para cada lado, sempre dobradas sobre seu peito e você segurando os joelhos. Ao rodá-las, aproveite para massagear suas coxas e pernas. Também faça naturalmente, sem pensar em esticar os pés. Apenas se movimente.
- Ao fim, fazer pontes (com ou sem pernas/braços esticados) também sempre são benéficas.
Além desses exemplos, nunca se esqueça dos nossos coleguinhas: o rolinho e a bolinha de liberação. Use bastante os dois antes de começar suas aulas. Passe, um em cada momento, nas pernas, quadris, glúteos, costas, pescoço, pés e outras regiões que você costuma sentir desconforto ou dores.
Liberar e relaxar os músculos antes dos exercícios ajudam muito a evitar machucados, já que o corpo estará mais livre e menos tensionado, aguentando melhor a carga pesada das aulas de dança.
Agora, cuidado! Como mencionado mais no início do post, aquecer não é alongar. Acorde primeiro o corpo, para, depois, começar a alongá-lo. Ou seja: não inicie seu aquecimento abrindo as pernas no chão em segunda a 180º, pé na mão, grand ècart, entre outros tipos de exercícios que alonguem os músculos.
Tudo isso será executado depois, ao longo e no término da aula, quando, de fato, o corpo estará pronto para realizar esses movimentos antinaturais e mais invasivos.
Então, cuide de você e tente não antecipar as coisas. Comece com calma, tranquilidade e serenidade. O corpo, assim como você, tem o tempo de “acordar” e isso precisa ser respeitado. Sem prepará-lo, o risco de se machucar aumenta, pois o impacto sobre ele se torna maior.
Siga a ideia do BEMDANÇA e trabalhe para dançar cada vez mais de forma saudável e cuidadosa!
E você? Já se aqueceu hoje?