As curvas do balé no concreto das ruas.

O balé clás­sico: deli­cado, suave, leve e sinu­oso. A cidade: rígida, cinza, pesada e cheia de retas. O que o balé e a cidade têm em comum? Aparentemente, nada.

Entretanto, a união entre o balé clás­sico e as cida­des pro­duz belas ima­gens com alto nível esté­tico, que atrai olha­res e encanta pes­soas por todo o mundo. Através desta per­cep­ção, três fotó­gra­fos dis­tin­tos dia­lo­gam por meio de seus port­fó­lios, ricos em belas foto­gra­fias de bai­la­ri­nas exer­cendo a dança clás­sica em cená­rios cos­mo­po­li­tas. São eles VihaoPham, Little Shao e DaneShitagi.

Vihao Pham 2

VihaoPham, fotó­grafo de 32 anos, natu­ra­li­zado em Virginia (EUA) , desde o começo de sua car­reira foto­grafa bai­la­ri­nas. Se espe­ci­a­li­zou em foto­gra­fias de balé clás­sico e deci­diu ino­var seu port­fo­lio tirando o balé das salas de aula e dos tea­tros para luga­res público, ao ar livre. Começou a foto­gra­far bai­la­ri­nas, tanto em movi­mento quanto em poses tra­di­ci­o­nais de balé, em ruas e ele­men­tos da cidade, como cabine telefô­nica e faixa de pedes­tres; luga­res tipi­ca­mente urba­nos como super­mer­ca­dos; além de jar­dins e bos­ques. O resul­tado, como era de se espe­rar, ficou lindo de ver!

Vihao Pham 1Se no cami­nho pro­fis­si­o­nal de Pham, foi o mundo do balé que o rece­beu desde o iní­cio de sua car­reira, para o fotó­grafo pari­si­ense Little Shao, a dança de rua foi a moda­li­dade que o aco­lheu em seus pri­mei­ros pas­sos. Crescido em meio a cul­tura urbana, todo seu tra­ba­lho apre­senta carac­te­rís­ti­cas da mesma. Tanto é que em seu port­fo­lio é pos­sí­vel encon­trar o ensaio Street Ballet, em que regis­tra a beleza e ele­gân­cia do balé clás­sico nas ruas de Paris, mes­clando a cul­tura clás­sica com a de rua.

Little Shao 3

É pos­sí­vel encon­trar desde fotos de bai­la­ri­nas contrapondo-se à monu­men­tal Torre Eifel, até regis­tros que enfa­ti­zam o con­traste do balé e a cul­tura urbana atra­vés de um pé cal­çado com uma sapa­ti­lha e outro com uma san­dá­lia de salto alto. Um show de fotografias!

Little Shao 4

Conterrâneo de Pham, porém com tra­ba­lho mais pró­ximo de Shao, o fotó­grafo havai­ano Dane Shitagi já fez tra­ba­lhos de moda, ensaios artís­ti­cos de pai­sa­gens e de cida­des, mas sua fama veio mesmo com o pro­jeto Ballerina Project que con­siste em nada mais, nada menos, que (adi­vi­nhem!) fotos de bai­la­ri­nas no cená­rio urbano e movi­men­tado de Nova York.

Ballerina Project 2Apesar do Ballerina ter ganhado reper­cus­são somente de 2009 para cá, devido ao uso do Facebook para divul­ga­ção, o mesmo já estava sendo feito e matu­rado 12 anos antes. Neste pro­jeto, com­pa­rado aos demais tra­ba­lhos apre­sen­ta­dos acima, vejo que as bai­la­ri­nas inte­ra­gem mais com o meio em que estão, apre­sen­tando o balé como ele­mento ine­rente ao con­texto urbano e não des­to­ante, mesmo que ainda con­tras­tante. Uma ver­da­deira fusão, bela e con­tem­po­râ­nea, da leveza da dança clás­sica com a moder­ni­dade dos pré­dios e das ruas con­cre­tas de NY. O resul­tado? Mais de 800 mil likes na fanpage!

Ballerina Project 5O balé não é só belo quando visto em movi­mento. Suas for­mas está­ti­cas encan­tam tanto quanto em velo­ci­dade. Tantas cur­vas em meio a uma selva de pedras nos mos­tra a grande beleza pre­sente no con­traste, na união dos opos­tos. Esses ensaios foto­grá­fi­cos nos com­pro­vam como várias men­sa­gens podem (co)existir em uma única foto­gra­fia e quan­tas sen­sa­ções, bem como refle­xões, podem ser pro­vo­ca­das atra­vés da mesma.

Deleitem-se com as fotos e até a próxima!

Por Tainá Corongiu – publicitária, baiana, ex-bailarina e eterna apaixonada pela dança.

Deixe um comentário