Skip to content
  • Blog
  • Na mídia
  • Contato
Ana Botafogo MaisonAna Botafogo Maison
  • Entrar
  • Carrinho / R$0,00

    Carrinho

    Nenhum produto no carrinho.

  • Tie Dye
  • Ana Botafogo
  • Bolsas
  • Roupas
    • Blusas
    • Collants
    • Shorts
    • Calças e Macacões
    • Saias
    • Casaquinhos
    • Linha de Aquecimento
    • Meia-Calça
    • Meias
    • Perneiras e Polainas
  • Infantojuvenil
  • Acessórios
  • Marcas
    • Petipá
    • Dança Bailarina
    • Repetto
    • Capezio
    • Só Dança
  • Bazar
universo da dança

Ballet ao vivo nos Cinemas e na Internet

Posted on 5 de setembro de 20141 de julho de 2015 by Tânia Kury
05
set

Quem de nós nunca dese­jou via­jar pelo mundo para acom­pa­nhar as estreias dos novos bal­lets ou das remon­ta­gens dos gran­des clás­si­cos, ence­na­das pelas melho­res e mais tra­di­ci­o­nais com­pa­nhias do mundo?

Nicolas Le Riche no “Bolero” de Maurice Béjart, durante a sua des­pe­dida do Teatro do Ópera de Paris, no último dia 9 de julho.

Quem nunca amar­gou uma pon­ti­nha de tris­teza ao ver, nos cader­nos de cul­tura, a estreia do seu bal­let favo­rito, estre­lado por alguém que você adora, a milha­res de milhas de dis­tân­cia te fazendo sen­tir “excluído”…

No que diz res­peito às artes cêni­cas: o ama­du­re­ci­mento da tec­no­lo­gia wire­less; o aumento da capa­ci­dade de trans­mis­são e recep­ção de dados pela inter­net e a digi­ta­li­za­ção dos equi­pa­men­tos nas salas de cinema, que per­mi­ti­ram a recep­ção e a exi­bi­ção quase em tempo realde som e ima­gem com alta qua­li­dade, via saté­lite ou “stre­a­ming”, via­bi­li­za­ram ações de difu­são e de pro­mo­ção impen­sá­veis até bem pouco tempo atrás.

Embora não seja mais uma novi­dade, a trans­mis­são de espe­tá­cu­los ao vivo, pela inter­net ou para o cinema, criou pos­si­bi­li­da­des iné­di­tas de apro­xi­ma­ção e inte­ra­ção, entre as com­pa­nhias, seus inte­gran­tes e admi­ra­do­res e vêm con­quis­tando um público fiel e maior a cada temporada.

Para quem não sabe, a ino­va­ção das trans­mis­sões para as salas de cinema foi de Peter Gelb, ex-diretor geral do Metropolitan Opera House, de Nova Iorque.

Segundo ele, as trans­mis­sões para os cine­mas foram ide­a­li­za­das para revi­ta­li­zar pla­teias e fomen­tar novos públi­cos para as mon­ta­gens do Met Opera.

Para Gelb, elas pare­ciam a coisa mais lógica a fazer para dar con­ti­nui­dade ao his­tó­rico da par­ce­ria de esta­be­le­ci­dahá mais de 80 anos, entre o Met e as cha­ma­das “mídias de massa”. (Em 1930, as mati­nês de domingo do Met Opera pas­sa­ram a ser trans­mi­ti­das pelo rádio, o meio mais “moderno” da época.)

Outra ques­tão apon­tada por Gelb na defesa das trans­mis­sões está rela­ci­o­nada aos custos:

“Os cus­tos para se ope­ra­ci­o­na­li­zar uma mon­ta­gem e man­ter uma com­pa­nhia nos mol­des e padrões téc­ni­cos e artís­ti­cos do Metropolitan Opera House nunca decres­cem e a única alter­na­tiva para atin­gir­mos o fatu­ra­mento neces­sá­rio para man­ter a com­pa­nhia é um mix balan­ce­ado de recei­tas pro­ve­ni­en­tes: da venda de ingres­sos, das doa­ções e de novas for­mas de faturamento”.

A ini­ci­a­tiva deu tão certo que, em pouco tempo, atraiu a aten­ção de outras moda­li­da­des de artes cênicas.

Companhias de tea­tro e de dança come­ça­ram a trans­mi­tir algu­mas das mon­ta­gens da tem­po­rada para o público mun­dial, pre­sente nos cine­mas ou aces­sí­vel pela internet.

Assim sur­gi­ram as tem­po­ra­das para os cine­mas do Royal Opera House, do Ballet Bolshoi, do Ballet da Ópera de Paris e de outras com­pa­nhias de dança.

Cada uma é via­bi­li­zada por con­trato espe­cí­fico de trans­mis­são e exi­bida por uma rede dife­rente de cine­mas. No Brasil, por exem­plo, a tem­po­rada do Royal Opera House (que inclui as mon­ta­gens do Royal Ballet) são exi­bi­das em salas da rede Cinemark e as do Teatro Bolshoi, pela rede UCI Cinemas.

Recentemente tanto o Bolshoi quanto o ROH (Royal Opera House) divul­ga­ram as tem­po­ra­das 2014–2015 de dança nos cinemas.

Seguindo a ten­dên­cia de trans­for­mar even­tos locais em acon­te­ci­men­tos para públi­cos mun­di­ais, a noite de des­pe­dida do bai­la­rino Nicolas Le Riche, do Ballet da Ópera de Paris, foi trans­mi­tida, ao vivo pela inter­net para o mundo todo.

Este link para visu­a­li­za­ção per­ma­ne­cerá ativo até janeiro de 2015 para quem qui­ser rever este momento espe­cial de encer­ra­mento de uma car­reira admirável.

Novos lan­ça­men­tos

Outros efei­tos bené­fi­cos das trans­mis­sões foram: o aumento da velo­ci­dade com a qual novos títu­los são lan­ça­dos no mer­cado de home video (DVD e Blue Ray) e o sur­gi­mento de vários ser­vi­ços de “assi­na­tu­ras digi­tais” para acesso des­tes conteúdos.

O Ballet Bolshoi lan­çou nos últi­mos anos vários títu­los novos em DVD ou Blu Ray. Todos eles “rea­pro­vei­ta­men­tos” das cap­ta­ções fei­tas para as trans­mis­sões para os cinemas.

O mesmo acon­te­ceu com o Royal Opera House, que che­gou ao ponto de com­prar o selo “Opus Arte”, para oti­mi­zar os cus­tos de cap­ta­ção e dis­tri­bui­ção das gravações.

Assinaturas Digitais

Hoje há tam­bém canais de “TV online” dedi­ca­dos exclu­si­va­mente às artes.

Baseados em um sis­tema de assi­na­tura, esses canais dis­po­ni­bi­li­zam espe­tá­cu­los gra­va­dos e ao vivo, a par­tir de tea­tros e salas de con­cer­tos de todo o mundo. MEDICI TV, ARTE CONCERT e CLASSICAL TV e CULTURE BOX são alguns exemplos.

No Brasil, a Osesp (SP) e a OSB (RJ) têm trans­mi­tido alguns de seus con­cer­tos pela inter­net, dis­po­ni­bi­li­zando os aces­sos a par­tir do pró­prio site, ou a par­tir de canais como o Medici TV.

A tec­no­lo­gia está per­mi­tindo que nós, os aman­tes de bal­lets, con­cer­tos ou óperas enfren­te­mos bar­rei­ras cada vez meno­res para acom­pa­nhar, viven­ciar e cole­ci­o­nar os lan­ça­men­tos deste universo.

Possibilitam a inte­ra­ção e o for­ta­le­ci­mento dos vín­cu­los entre as com­pa­nhias e seu público, mantendo-as “pre­sen­tes” de várias for­mas, com a maior cons­tân­cia pos­sí­vel, na mente de seus apreciadores;

Por último e não menos impor­tante: elas pos­si­bi­li­tam que, a par­tir de uma mesma cap­ta­ção, seja feita a distribuição/comercialização nos mais vari­a­dos for­ma­tos e supor­tes, cons­ti­tuindo várias fon­tes de fatu­ra­mento que cola­bo­ram para cobrir os cus­tos cres­cen­tes das pro­du­ções e asse­gu­rar a con­ti­nui­dade da oferta das mon­ta­gens de bal­lets, con­cer­tos e óperas, em padrões cada vez mais altos, de encenação.

É claro tam­bém que NADA subs­ti­tui o pra­zer de “cum­prir o ritual” de ir ao tea­tro, pro­cu­rar o seu assento e des­fru­tar da atmos­fera mágica que envolve uma apre­sen­ta­ção pre­sen­cial. É uma emo­ção única a cada espetáculo!

É ine­gá­vel porém que, para quem gosta e está impos­si­bi­li­tado de com­pa­re­cer fisi­ca­mente por ques­tões finan­cei­ras ou geo­grá­fi­cas, estas novas for­mas de acesso são úteis, váli­das e per­mi­tem, a sua maneira, uma expe­ri­ên­cia genuína e emo­ci­o­nante do que acon­tece nas artes mundo afora!

Eu sou super a favor. Vou sem­pre que posso! E você ? Já viu alguma trans­mis­são nos cine­mas ou na inter­net? O que achou?

Links úteis:

Informações sobre a tem­po­rada 2014–2015 do ROH nos cine­mas
http://www.roh.org.uk/news/royal-opera-house-live-cinema-season-201415

Informações sobre a tem­po­rada 2014–2015 do Ballet Bolshoi nos cine­mas: http://www.pathelive.com/fr/saisons/bolshoi-2014–2015

Despedida do Nicolas Le Riche

http://www.youtube.com/watch?v=nBucdEPLjWg

Entrevista de Peter Gelb para o Los Angeles Times sobre o Met Live in HD:

http://latimesblogs.latimes.com/culturemonster/2010/10/the-metropolitan-operas-movie-screenings-turns-5-despite-early-skepticism.html

Comentários

Esse registro foi postado em universo da dança. Adicione aos favoritos.
Tânia Kury

Tânia Kury é publicitária, com especialização em comunicação e semiótica e fez ballet por muito anos. Adora garimpar fatos, fotos e histórias sobre ballet e história da Dança em livros raros, revistas especializadas, programas, vídeos, CDs e outras fontes que formam um rico acervo particular. Compartilha seus achados no blog Passo a Passo.

Só Dança e a meia ponta perfeita!
Repertório Cultural

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

100 Anos de Royal Ballet
100 Anos de Royal Ballet
Colunistas
Amanda Cavalcante
Amanda Cavalcante
Ana Silverio
Ana Silverio
Barbara Pessali Marques
Barbara Pessali Marques
Carol Lancelloti
Carol Lancelloti
Cássia Martin
Cássia Martin
Chris White
Chris White
Claudia Richer
Claudia Richer
Daney Bentin
Daney Bentin
Dryelle Almeida / Mundo Bailarinístico
Dryelle Almeida / Mundo Bailarinístico
Fernanda Bakker
Fernanda Bakker
Dr. Fernando E. Zikan
Dr. Fernando E. Zikan
Heloisa Almeida
Heloisa Almeida
Ingrid Labeta
Ingrid Labeta
Isabel Assuncao
Isabel Assuncao
Izabel Costa
Izabel Costa
Juliana Xavier
Juliana Xavier
Liana Vasconcelos
Liana Vasconcelos
Luis Arrieta
Luis Arrieta
Manoel Francisco
Manoel Francisco
Marcela Benvegnu
Marcela Benvegnu
Renata Darzi
Renata Darzi
Sandra Castro
Sandra Castro
Tânia Kury
Tânia Kury
SOBRE
Criado em 2012, o blog I ♥ Ana Botafogo é um dos maiores blogs de dança do País e uma referência para bailarinos, pesquisadores e professores de dança. Boa leitura!
OLÁ, BALLET LOVERS!
A Ana Botafogo Maison pro­põe a dança como estilo de vida. Inves­timos em con­forto, beleza, easy care, moda e qua­li­dade. Aqui, vocês ficam por dentro dos nossos lançamentos, além de encontrar dicas e informações sobre o maravilhoso mundo da dança no blog I ♥ Ana Botafogo.
Assuntos mais curtidos
  • Fotografia
  • universo da dança
    • vida de bailarina
    • crônicas
  • nossa agenda
  • moda & beleza
    • tutoriais & dicas
  • saúde & bem estar
  • história da dança
  • Ensino & Aprendizado
    • ballet infantil
  • ballet adulto
CHEGA MAIS
Copyright 2020 © Ana Botafogo Maison. Todos os direitos reservados. Gerenciado pela
  • Tie Dye
  • Ana Botafogo
  • Bolsas
  • Roupas
    • Blusas
    • Collants
    • Shorts
    • Calças e Macacões
    • Saias
    • Casaquinhos
    • Linha de Aquecimento
    • Meia-Calça
    • Meias
    • Perneiras e Polainas
  • Infantojuvenil
  • Acessórios
  • Marcas
    • Petipá
    • Dança Bailarina
    • Repetto
    • Capezio
    • Só Dança
  • Bazar
  • Entrar
  • Blog
  • Na mídia
  • Contato