Skip to content
  • Blog
  • Na mídia
  • Contato
Ana Botafogo MaisonAna Botafogo Maison
  • Entrar
  • Carrinho / R$0,00

    Carrinho

    Nenhum produto no carrinho.

  • Ana Botafogo
  • Bolsas
  • Roupas
    • Blusas e Vestidos
    • Collants
    • Shorts
    • Calças e Macacões
    • Saias
    • Casaquinhos
    • Linha de Aquecimento
    • Meia-Calça
    • Meias
    • Perneiras e Polainas
  • Infantojuvenil
  • Acessórios
  • Bonecas
  • Marcas
    • Capezio
    • Só Dança
  • Sale
universo da dança

Ballet ao vivo nos Cinemas e na Internet

Posted on 5 de setembro de 20141 de julho de 2015 by Tânia Kury
05
set

Quem de nós nunca dese­jou via­jar pelo mundo para acom­pa­nhar as estreias dos novos bal­lets ou das remon­ta­gens dos gran­des clás­si­cos, ence­na­das pelas melho­res e mais tra­di­ci­o­nais com­pa­nhias do mundo?

Nicolas Le Riche no “Bolero” de Maurice Béjart, durante a sua des­pe­dida do Teatro do Ópera de Paris, no último dia 9 de julho.

Quem nunca amar­gou uma pon­ti­nha de tris­teza ao ver, nos cader­nos de cul­tura, a estreia do seu bal­let favo­rito, estre­lado por alguém que você adora, a milha­res de milhas de dis­tân­cia te fazendo sen­tir “excluído”…

No que diz res­peito às artes cêni­cas: o ama­du­re­ci­mento da tec­no­lo­gia wire­less; o aumento da capa­ci­dade de trans­mis­são e recep­ção de dados pela inter­net e a digi­ta­li­za­ção dos equi­pa­men­tos nas salas de cinema, que per­mi­ti­ram a recep­ção e a exi­bi­ção quase em tempo realde som e ima­gem com alta qua­li­dade, via saté­lite ou “stre­a­ming”, via­bi­li­za­ram ações de difu­são e de pro­mo­ção impen­sá­veis até bem pouco tempo atrás.

Embora não seja mais uma novi­dade, a trans­mis­são de espe­tá­cu­los ao vivo, pela inter­net ou para o cinema, criou pos­si­bi­li­da­des iné­di­tas de apro­xi­ma­ção e inte­ra­ção, entre as com­pa­nhias, seus inte­gran­tes e admi­ra­do­res e vêm con­quis­tando um público fiel e maior a cada temporada.

Para quem não sabe, a ino­va­ção das trans­mis­sões para as salas de cinema foi de Peter Gelb, ex-diretor geral do Metropolitan Opera House, de Nova Iorque.

Segundo ele, as trans­mis­sões para os cine­mas foram ide­a­li­za­das para revi­ta­li­zar pla­teias e fomen­tar novos públi­cos para as mon­ta­gens do Met Opera.

Para Gelb, elas pare­ciam a coisa mais lógica a fazer para dar con­ti­nui­dade ao his­tó­rico da par­ce­ria de esta­be­le­ci­dahá mais de 80 anos, entre o Met e as cha­ma­das “mídias de massa”. (Em 1930, as mati­nês de domingo do Met Opera pas­sa­ram a ser trans­mi­ti­das pelo rádio, o meio mais “moderno” da época.)

Outra ques­tão apon­tada por Gelb na defesa das trans­mis­sões está rela­ci­o­nada aos custos:

“Os cus­tos para se ope­ra­ci­o­na­li­zar uma mon­ta­gem e man­ter uma com­pa­nhia nos mol­des e padrões téc­ni­cos e artís­ti­cos do Metropolitan Opera House nunca decres­cem e a única alter­na­tiva para atin­gir­mos o fatu­ra­mento neces­sá­rio para man­ter a com­pa­nhia é um mix balan­ce­ado de recei­tas pro­ve­ni­en­tes: da venda de ingres­sos, das doa­ções e de novas for­mas de faturamento”.

A ini­ci­a­tiva deu tão certo que, em pouco tempo, atraiu a aten­ção de outras moda­li­da­des de artes cênicas.

Companhias de tea­tro e de dança come­ça­ram a trans­mi­tir algu­mas das mon­ta­gens da tem­po­rada para o público mun­dial, pre­sente nos cine­mas ou aces­sí­vel pela internet.

Assim sur­gi­ram as tem­po­ra­das para os cine­mas do Royal Opera House, do Ballet Bolshoi, do Ballet da Ópera de Paris e de outras com­pa­nhias de dança.

Cada uma é via­bi­li­zada por con­trato espe­cí­fico de trans­mis­são e exi­bida por uma rede dife­rente de cine­mas. No Brasil, por exem­plo, a tem­po­rada do Royal Opera House (que inclui as mon­ta­gens do Royal Ballet) são exi­bi­das em salas da rede Cinemark e as do Teatro Bolshoi, pela rede UCI Cinemas.

Recentemente tanto o Bolshoi quanto o ROH (Royal Opera House) divul­ga­ram as tem­po­ra­das 2014–2015 de dança nos cinemas.

Seguindo a ten­dên­cia de trans­for­mar even­tos locais em acon­te­ci­men­tos para públi­cos mun­di­ais, a noite de des­pe­dida do bai­la­rino Nicolas Le Riche, do Ballet da Ópera de Paris, foi trans­mi­tida, ao vivo pela inter­net para o mundo todo.

Este link para visu­a­li­za­ção per­ma­ne­cerá ativo até janeiro de 2015 para quem qui­ser rever este momento espe­cial de encer­ra­mento de uma car­reira admirável.

Novos lan­ça­men­tos

Outros efei­tos bené­fi­cos das trans­mis­sões foram: o aumento da velo­ci­dade com a qual novos títu­los são lan­ça­dos no mer­cado de home video (DVD e Blue Ray) e o sur­gi­mento de vários ser­vi­ços de “assi­na­tu­ras digi­tais” para acesso des­tes conteúdos.

O Ballet Bolshoi lan­çou nos últi­mos anos vários títu­los novos em DVD ou Blu Ray. Todos eles “rea­pro­vei­ta­men­tos” das cap­ta­ções fei­tas para as trans­mis­sões para os cinemas.

O mesmo acon­te­ceu com o Royal Opera House, que che­gou ao ponto de com­prar o selo “Opus Arte”, para oti­mi­zar os cus­tos de cap­ta­ção e dis­tri­bui­ção das gravações.

Assinaturas Digitais

Hoje há tam­bém canais de “TV online” dedi­ca­dos exclu­si­va­mente às artes.

Baseados em um sis­tema de assi­na­tura, esses canais dis­po­ni­bi­li­zam espe­tá­cu­los gra­va­dos e ao vivo, a par­tir de tea­tros e salas de con­cer­tos de todo o mundo. MEDICI TV, ARTE CONCERT e CLASSICAL TV e CULTURE BOX são alguns exemplos.

No Brasil, a Osesp (SP) e a OSB (RJ) têm trans­mi­tido alguns de seus con­cer­tos pela inter­net, dis­po­ni­bi­li­zando os aces­sos a par­tir do pró­prio site, ou a par­tir de canais como o Medici TV.

A tec­no­lo­gia está per­mi­tindo que nós, os aman­tes de bal­lets, con­cer­tos ou óperas enfren­te­mos bar­rei­ras cada vez meno­res para acom­pa­nhar, viven­ciar e cole­ci­o­nar os lan­ça­men­tos deste universo.

Possibilitam a inte­ra­ção e o for­ta­le­ci­mento dos vín­cu­los entre as com­pa­nhias e seu público, mantendo-as “pre­sen­tes” de várias for­mas, com a maior cons­tân­cia pos­sí­vel, na mente de seus apreciadores;

Por último e não menos impor­tante: elas pos­si­bi­li­tam que, a par­tir de uma mesma cap­ta­ção, seja feita a distribuição/comercialização nos mais vari­a­dos for­ma­tos e supor­tes, cons­ti­tuindo várias fon­tes de fatu­ra­mento que cola­bo­ram para cobrir os cus­tos cres­cen­tes das pro­du­ções e asse­gu­rar a con­ti­nui­dade da oferta das mon­ta­gens de bal­lets, con­cer­tos e óperas, em padrões cada vez mais altos, de encenação.

É claro tam­bém que NADA subs­ti­tui o pra­zer de “cum­prir o ritual” de ir ao tea­tro, pro­cu­rar o seu assento e des­fru­tar da atmos­fera mágica que envolve uma apre­sen­ta­ção pre­sen­cial. É uma emo­ção única a cada espetáculo!

É ine­gá­vel porém que, para quem gosta e está impos­si­bi­li­tado de com­pa­re­cer fisi­ca­mente por ques­tões finan­cei­ras ou geo­grá­fi­cas, estas novas for­mas de acesso são úteis, váli­das e per­mi­tem, a sua maneira, uma expe­ri­ên­cia genuína e emo­ci­o­nante do que acon­tece nas artes mundo afora!

Eu sou super a favor. Vou sem­pre que posso! E você ? Já viu alguma trans­mis­são nos cine­mas ou na inter­net? O que achou?

Links úteis:

Informações sobre a tem­po­rada 2014–2015 do ROH nos cine­mas
http://www.roh.org.uk/news/royal-opera-house-live-cinema-season-201415

Informações sobre a tem­po­rada 2014–2015 do Ballet Bolshoi nos cine­mas: http://www.pathelive.com/fr/saisons/bolshoi-2014–2015

Despedida do Nicolas Le Riche

http://www.youtube.com/watch?v=nBucdEPLjWg

Entrevista de Peter Gelb para o Los Angeles Times sobre o Met Live in HD:

http://latimesblogs.latimes.com/culturemonster/2010/10/the-metropolitan-operas-movie-screenings-turns-5-despite-early-skepticism.html

Esse registro foi postado em universo da dança. Adicione aos favoritos.
Tânia Kury

Tânia Kury é publicitária, com especialização em comunicação e semiótica e fez ballet por muito anos. Adora garimpar fatos, fotos e histórias sobre ballet e história da Dança em livros raros, revistas especializadas, programas, vídeos, CDs e outras fontes que formam um rico acervo particular. Compartilha seus achados no blog Passo a Passo.

Só Dança e a meia ponta perfeita!
Repertório Cultural

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

SOBRE
Criado em 2012, o blog I ♥ Ana Botafogo é um dos maiores blogs de dança do País e uma referência para bailarinos, pesquisadores e professores de dança. Boa leitura!
OLÁ, BALLET LOVERS!
A Ana Botafogo Maison pro­põe a dança como estilo de vida. Inves­timos em con­forto, beleza, easy care, moda e qua­li­dade. Aqui, vocês ficam por dentro dos nossos lançamentos, além de encontrar dicas e informações sobre o maravilhoso mundo da dança no blog I ♥ Ana Botafogo.
Assuntos mais curtidos
  • Fotografia
  • universo da dança
    • vida de bailarina
    • crônicas
  • nossa agenda
  • moda & beleza
    • tutoriais & dicas
  • saúde & bem estar
  • história da dança
  • Ensino & Aprendizado
    • ballet infantil
  • ballet adulto
CHEGA MAIS
Copyright 2020 © Ana Botafogo Maison. Todos os direitos reservados. Gerenciado pela
  • Ana Botafogo
  • Bolsas
  • Roupas
    • Blusas e Vestidos
    • Collants
    • Shorts
    • Calças e Macacões
    • Saias
    • Casaquinhos
    • Linha de Aquecimento
    • Meia-Calça
    • Meias
    • Perneiras e Polainas
  • Infantojuvenil
  • Acessórios
  • Bonecas
  • Marcas
    • Capezio
    • Só Dança
  • Sale
  • Entrar
  • Blog
  • Na mídia
  • Contato