Tem novidade no blog! O 5seis7oito acaba de entrar para o nosso time de blogs parceiros e já estreia com um texto superespecial sobre O Lago dos Cisnes!
O Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, dirigido pela nossa musa Ana Botafogo ao lado de Cecília Kerche, estreia O Lago dos Cisnes no dia 10 de junho. Vale a pena conhecer ou reler a história deste balé de repertório, que é um dos mais dançados do mundo!
—
O Lago dos Cisnes é um ballet dramático dividido em quatro atos do compositor russo Tchaikovsky e com o libreto de Vladimir Begitchev e Vasily Geltzer. A sua estreia ocorreu no Teatro Bolshoi em Moscovo no dia 20 de fevereiro de 1877, sendo um fracasso não por causa da música, mas sim pela má interpretação da orquestra e dos bailarinos, assim como a coreografia e a cenografia. O balé foi encomendado pelo Teatro Bolshoi em 1876 e o compositor começou logo a escrever.
Sinopse
Ato I
No castelo realiza-se com toda a pompa o aniversário do príncipe Siegfried. A rainha oferece ao filho como presente um Baile e pede-lhe que, no dia seguinte, escolha uma esposa entre as convidadas da festa. Quando os convidados saem do castelo, um grupo de cisnes brancos passa perto do local. Enfeitiçado pela beleza das aves, o príncipe decide caçá-las.
Ato II
O lago do bosque e as suas margens pertencem ao reino do mago Rothbart, que domina a princesa Odette e todo o seu séquito sob a forma de uma ave de rapina. Rothbart transformou Odette e as suas donzelas em cisnes, e só à noite lhes permite recuperarem a aparência humana. A princesa só poderá ser liberta por um homem que a ame. Siegfried, louco de paixão pela princesa das cisnes, jura que será ele a quebrar o feitiço do mago. Odette lembra a Siegfrid do baile e o príncipe pede sua presença. Ela lembra que Rothbart fará de tudo para impedi-la mas que ela fará o possível para estar presente em sua festa.
Ato III
Dia do baile: Entram os convidados e os representantes de cada países, Hungria, Espanhola. As princesas são anunciadas por danças caraterizadas de seus países, porém Siegfried espera ansiosamente sua amada Odette. Na corte da Rainha aparece um nobre cavalheiro e sua filha. O príncipe julga reconhecer na filha do cavalheiro a sua amada Odette, mas, na realidade, os dois personagens são o mago Rothbart e sua filha, Odile. A dança com o cisne negro decide a sorte do príncipe e da sua amada Odette: enfeitiçado por Odile, Siegfried proclama que escolheu Odile como sua bela futura esposa, quebrando assim o juramento feito a Odette.
Ato IV
Os cisnes brancos tentam em vão consolar a sua princesa, que é destroçada pela decisão do príncipe, aceitando a sua má sorte. Nesse momento, surge o príncipe Siegfried que explica à donzela como o mago Rothbart e a feiticeira Odile o enganaram. Ela perdoa o príncipe e os dois renovam os votos de amor um pelo o outro. Nesse momento, aparece o mago Rothbart e tenta matar Odette. O príncipe corta as asas de Rothbart fazendo com que ele perca seus poderes, e tendo renovado seus votos de amor, se casa com Odette.
Texto publicado originalmente no blog 5seis7oito