E você bailarino(a), dúvidas sobre os carboidratos? Então, vamos desvendar um dos nutrientes mais polêmicos na dieta, e um dos mais importantes na produção de energia.
O carboidrato é o primeiro a ser cortado quando se pensa em perder uns quilinhos, não é mesmo? Sendo assim, vamos dar uma ajudinha nesta decisão. Os carboidratos são os principais fornecedores de energia, e a sua falta faz grande diferença no desempenho e recuperação muscular e até dificulta o uso da gordura corporal.
Como diz Ana Botafogo, bailarino não vive só de alface, certo? Pensando nisso, é importante saber que a ingestão em quantidades adequadas de carboidratos mantem as reservas de glicogênio corporal, que é a forma como este nutriente é armazenado nos músculos e fígado. E é a quantidade e o tipo de carboidrato que pode também ser armazenado em forma de gordura corporal.
Por outro lado, caro atleta, quantidades insuficientes de glicogênio e glicose sanguínea impossibilitam os músculos de atingir suas necessidades de energia e sustentar a contração para o desempenho do trabalho. E apesar de proteínas e gorduras contribuírem para o fornecimento energético utilizado durante a atividade muscular, estes combustíveis não suportam as demandas do exercício intenso e prolongado, causando fadiga intensa. Cansou?
A energia utilizada nos treinos é proporcional à intensidade e duração dos mesmos, além das individualidades de quem os pratica, ou seja, quanto maior a intensidade e a repetição dos seus movimentos, maior será a participação dos carboidratos.
Fique ligado! A alimentação rica em carboidratos melhora o desempenho dos bailarinos em programas de treinamento que exigem a repetição de exercícios de alta intensidade e curta duração e também aos ensaios de horas e horas. Este efeito pode ser atribuído a um aumento inicial das reservas musculares de glicogênio, caso que não ocorre quando a alimentação é pobre em carboidratos.
Porém, o controle quantitativo no consumo dos carboidratos ajuda no controle de peso corporal, e a escolha das melhores fontes podem ser eficientes na formação de energia.
Dica: uma porção de alimento fonte de carboidratos, de fácil digestão, deve ser consumida antes de treinos, ensaios e apresentações.
Agora, vamos lá! As grandes fontes de carboidratos são:
Arroz integral, milho, trigo e seus derivados como macarrão e pão integrais, quinoa, aveia, batata inglesa e batata doce, mandioquinha ou batata baroa, inhame, cará e frutas de todos os tipos.
Anotado?
Por Tânia Rodrigues é nutricionista especialista em Fisiologia do Exercício e Nutrição Esportiva e diretora técnica da RG Nutri – Clínica e Nutrição Esportiva.