á pensou em se comunicar somente através da dança?
Fazer um pedido de namoro só com movimentos, sem falar uma única palavra? Essa é a proposta que a Puma trouxe para o público através do projeto Dance Dictionary (dicionário da dança).
Para os desconhecidos, a campanha Puma Dance Dictionary, lançada no verão passado, é um produto da parceria entre a Puma e a agência Grey London feita, a princípio, com o objetivo de divulgar as fragrâncias Sync da marca. Com o slogan “Don’t say it. Move it.” (Não fale. Mexa-se.), a campanha traduz as palavras em movimentos de dança Freestyle (dança de rua), tendo como base uma plataforma digital que promove a interatividade com foco no público jovem. Ao acessar o site, os usuários se deparam com o sistema de tradução, onde é possível se divertir com mensagens personalizadas e enviadas para quem o mesmo desejar, bem como podem ser compartilhadas no Facebook ou no Twitter.
As danças foram elaboradas pelo coreógrafo de Los Angeles Super Dave e, para executá-las, foram chamados grandes dançarinos mundiais do freestyle, entre eles Storyboard P., King Charles, Roan Myles e PacMan (todos eles são apresentados no próprio site!). Há mensagens como “Gosto de mulheres com coração” e “Alguém sabe como tocar um cavaquinho?” em meio a um total de dez frases padrões. A interatividade se inicia com a personalização das mensagens, onde duas a três palavras podem ser trocadas por um leque de outras distintas oferecidas pelo próprio site. Por exemplo, na primeira frase citada “Gosto de mulheres com coração”, é possível alterar as palavras “mulheres” e “coração”, sendo dez opções de troca para cada palavra intercambiável. O resultado é de mais de 10 mil combinações diferentes!
Além da interatividade através das mensagens, a plataforma também apresenta vídeos que ensinam os jovens a realizarem passos de dança freestyle, e assim, a se expressarem por meio desta linguagem corporal. Através do quadro A-Z of dancemoves (A a Z dos movimentos de dança), os dançarinos realizam a sequência coreográfica da palavra em questão, acompanhados de uma locução ao fundo que narra o passo a passo dos movimentos. Atualmente, é possível aprender os movimentos que representam as palavras “cat” (gato), “celebration” (festa), “spaceship” (nave espacial) e “greasy” (super grudento)*.
*Tradução feita pelo próprio site.
A música original da campanha, First Time (primeira vez), foi criada em por Dre Skull em parceria com Megan James e Popcaan. A música ganhou vida através de um vídeo dirigido por Daniel Wolf, que fora lançado antes da campanha, como uma forma de introduzir o público à campanha que estava por vir.
O que a maioria não sabe é que, neste verão de 2014, foi lançado o mais novo vídeo do Puma Dance Dictionary, chamado A Classic (O Clássico). Este vídeo apresenta a famosa cena de um dos maiores clássicos da literatura mundial: Hamlet. A obra de Shakespeare agora é apresentada em uma interpretação única, nunca vista antes. A Classic traz abordagem educativa, apresentando a dança como uma ferramenta em potencial para introduzir os jovens nascidos e criados na era digital e dos videoclipes à literatura clássica. Para este novo desafio, o coreógrafo Super Dave foi chamado novamente, assim como o rico elenco de dançarinos anterior.
A agência responsável pela campanha e por essa nova criação, Grey London, declarou que, após a divulgação do Dance Dictionary, foram recebidas várias mensagens de pessoas do mundo todo perguntando se elas poderiam utilizar aquela ferramenta nas salas de aula, o que motivou a criação de um vídeo com o cunho educativo.
Além do A Classic, foi feita uma outra produção audiovisual onde o professor de inglês da University College London (uma das faculdades pertencentes a Universidade de Londres), John Mullan, discute os méritos da dança para introduzir os jovens à literatura em paralelo ao MistaJam, Dj e expert em cultura jovem. O professor declara que não acredita que um dicionário da dança possa reduzir o poder da escrita ou da palavra dita, pelo contrário, acredita que este dicionário eleva o poder das palavras.
A dança, além de ser inspiração, paixão, profissão e estilo de vida, é uma potente ferramenta de comunicação e educação. Através do Dance Dictionary, podemos ver o quanto nosso corpo pode verbalizar sem emitir som. Nunca se esqueça: seu corpo pode falar muito mais do que você imagina!
Por: Tainá Corongiu é publicitária, baiana, ex-bailarina e eterna apaixonada pela dança.