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Para começar o ano com o pé direito (e o esquerdo também).

Posted on 3 de fevereiro de 202013 de março de 2020 by Barbara Pessali Marques
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fev

Para o nosso primeiro post de 2020 vamos falar sobre os pés. Afinal de conta eles que sustentarão o peso do nosso corpo neste ano que se inicia. Além disso, os pés são importantíssimos para a dança, contudo, muito pouco cuidados. 

Além sofrerem com bolhas, calos, sapatilhas apertadas e queimaduras no linóleo (pergunte para sua amiga “contemporânea” caso nunca tenha passado por isso), os pés não são devidamente preparados antes de uma aula ou ensaio. Levante a mão quem alonga os pés antes de dançar (qualquer modalidade de dança). 

Grande parte desse “abandono” com nossos queridos pezinhos se dá por falta de conhecimento. Por exemplo, você sabia que cada pé humano possui 26 ossos e 33 músculos? Sendo que os 52 ossos dos dois pés juntos representam ¼ de todos os ossos do corpo? Além disso, é a parte do corpo que contém mais terminações nervosas por centímetro quadrado e é por isso que sentimos cócegas e, também, dores ao utilizar sapatilhas por tempo prolongado. Por fim, os pés são a zona do corpo com mais glândulas sudoríparas por centímetro quadrado (250.000 glândulas produzindo, em média dois decilitros de suor por dia).

Lesões nos pés vão além de fraqueza ou excesso de rigidez. Excesso de treinamento, características físicas e biomecânicas também afetam a incidência de lesões. Por isso, é importante realizar avaliações físicas periodicamente, uma vez que nosso corpo está sempre em transição, e realizar treinamentos apropriados para corrigir/balancear o corpo biomecanicamente. O tipo de pisada também pode causar compensações em cadeia em outras estruturas do corpo, indicando que, lesões em outras articulações, como joelhos, quadris e até ombros, podem estar relacionadas aos pés. 

Os movimentos realizados pelos pés são muitas vezes resumidos em flexão plantar e dorsal (ponta e flex respectivamente), contudo, existem muito mais movimentos realizados pelos pés que são cruciais para o desempenho na dança. 

Outros movimentos realizados são conhecidos como eversão e inversão, mas os pés também são capazes de realizar um movimento chamado circundução. Que é quando rodamos os tornozelos passando por todas as direções. Os pés são, na verdade, uma estrutura tão complexa e mal-entendida que vamos por partes. Que tal começar da ponta? Não da sapatilha… da ponta dos pés! Os dedos. 

Para quem pensou “aaaaaah” não se preocupe, afinal, não tem como falar dos dedos e não falar da sapatilha de ponta. Porque para subir na sapatilha de ponta, por exemplo, partindo da meia-ponta, a força necessária é realizada pelos músculos dos dedos (flexores dos dedos) e não pelos músculos da panturrilha (estes são responsáveis por realizar o movimento de subir na meia-ponta). Mesmo assim, muitos bailarinos abusam dos relevés achando que estão se preparando para as sapatilhas de ponta. 

Neste vídeo (https://youtu.be/W5g9Hlp42Ss) por exemplo, nossa fisioterapeuta Luciana Bruschi está realizando um exercício de propriocepção; repare como o peso do corpo varia entre o dedão e o dedinho. Não conseguiu ver? É porque esses movimentos são tão discretos que a maioria dos bailarinos deixam eles passarem despercebidos. Mas os músculos dos dedos, mais uma vez, são também responsáveis pela manutenção do equilíbrio, não apenas os músculos que envolvem os tornozelos. 

Abduzir os dedos (separá-los uns dos outros), também ajuda no equilíbrio, abrindo a sua base de apoio no chão. Contudo, sapatilhas apertadas acabam comprimindo os dedos e metatarsos, impossibilitando que esses músculos possam se contrair e relaxar adequadamente para equilibrar o corpo. 

 

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O ideal é fazer uma massagem (ensinamos – gratuitamente – essa massagem na Plataforma de Ensino a Distância Bastidores ead.bastidorestraining.com) antes e depois de dançar. Tanto para preparar os músculos quanto para descansá-los e promover recuperação para o próximo dia de trabalho. Se os seus dedos estão como na foto abaixo:

Preocupe-se! Você não quer causar uma inflamação nos músculos entre os metatarsos quer? Acredite quando eu digo, por experiência própria, a dor é cruciante (nas áreas destacadas em vermelho na foto abaixo), principalmente ao subir na meia-ponta.

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E não ache que usar espaçadores tipo esses

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Vai te ajudar a deixar os seus dedos lindamente alinhados. A única utilidade desses espaçadores é facilitar a vida da pedicure. Tão logo os espaçadores são retirados seus dedos retornam ao posicionamento inicial, seja ele qual for. O único jeito de ganhar mobilidade e força nos dedos é se exercitando. 

A maioria das pessoas acredita que dançar é a tarefa mais complexa que os pés são capazes. Contudo, para ilustrar a quantidade de movimentos que nossos pés são aptos dê uma olhada nesse vídeo inspirador no canal do Youtube da Dani Amaral (aproveite e siga o canal dela): https://www.youtube.com/watch?v=IOM5yotJLYQ 

A Dani é sim uma heroína de superação. Mas sabe por que nós, serem humanos “normais”, não fazemos nem um terço desses movimentos? Porque não praticamos! Não treinamos os nossos pés. Porque o constante uso de sapatos e as superfícies cada vez mais planas e regulares somadas a tecnologia facilitadora do dia-a-dia está fazendo com que perdamos funções musculares (também é o caso dos glúteos, mas esse é assunto para um próximo post).

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Agora que você entendeu quão importante os dedos dos pés são, vamos lançar um desafio:Neste link https://youtu.be/xF3-p1EEWmY segue um exercício realizado pela Equipe Bastidores para treinar seus alunos bailarinos. Apesar de parecer bobinho esse exercício é muito desafiador! Se você tentou realizá-lo e nenhum dos dedos se moveu não desespere e não perca as esperanças. Filme você mesmo na primeira tentativa de realizar o exercício e marque o Bastidores no facebook (facebook.com/bastidorestreinamento) ou no Instagram (@bastidorestreinamento). Treine todos os dias por apenas cinco minutinhos os dois pés e depois de 10 dias filme de novo e nos marque nos vídeos para vermos os resultados. Vamos ver quem começa o ano de 2020 com o pé direito com mobilidade total (e o esquerdo também, obviamente).

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Barbara Pessali Marques

Bárbara Pessali-Marques é bailarina formada pelo CEFART - Centro de formação Artística do Palácio das Artes/Fundação Clóvis Salgado, bacharel e licenciada em Educação Física pelo UNI-BH - Centro Universitário de Belo Horizonte, especialista em Treinamento Esportivo pela UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Ciências do Esporte – UFMG e Doutora em Ciências do Esporte com ênfase em bailarinos pela MMU - Manchester Metropolitan University no Reino Unido. Diretora da produtora artística Multiart Ltda, fundadora e presidente da ONG OELO e Diretora do Bastidores – Dança, Pesquisa e Treinamento, o único centro de treinamento especializado na preparação física de bailarinos do Brasil. Desenvolveu e registrou o método de treinamento específico para a dança “Best Performance and Movement” e um equipamento para mensuração e treinamento da flexibilidade em bailarinos. É membro do laboratório de Biomecânica da UFMG e da International Association for Dance Medicine and Science. É pesquisadora convidada no grupo de pesquisa em Psicologia do Esporte na UEMG Ibirité e no Grupo de concepções em Danças Contemporâneas na UFMG. É uma das integrantes e responsáveis pelo desenvolvimento da parceria entre o Reino Unido e o Brasil para a realização de pesquisas colaborativas nas Ciências da Dança entre estes países. Foi cofundadora, bailarina e preparadora física da Trama Cia de Dança, professora do curso de Educação Física e Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG e Professora Associada na Manchester Metropolitan University no curso de graduação em Dança. Foi contemplada com uma das sete bolsas de estudo oferecidas para área da saúde pelo Ciência sem Fronteiras/programa de doutorado pleno no exterior - CAPES, para a realização do seu doutorado na Inglaterra (país foco da produção científica em Ciências da Dança) com o intuito de ajudar a desenvolver esse campo no Brasil. Em 2019 foi nomeada ao prêmio de Cientista da Dança pela intituição ONE Dance UK. Acesse o curriculo completo pelo link: lattes.cnpq.br/9467160921108828

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