Treinamento físico para bailarinos

Meu nome é Bárbara Pessali e sou bailarina e pesquisadora em dança. Entrei nessa área científica porque durante a minha formação de bailarina encontrei muitas barreiras físicas e meus professores não sabiam ao certo como me ajudar além de dizer “continue tentando”. Acontece que eu tentava, todos os dias, antes, durante e após as aulas, até que eu resolvi cursar a graduação em Educação Física para entender melhor “como tentar”.

Misty Copeland, primeira bailarina do ABT, conhecida pelo seu excelente preparo físico / Henry Leutwyler

Durante a graduação percebi que a literatura científica sobre preparação física para bailarinos era quase inexistente, então continuei estudando para desenvolver um método que fosse específico para os bailarinos. Hoje sou Mestra em Biomecânica, estudo aspectos biomecânicos de bailarinos e tenho um Centro de Treinamento Físico especializado em bailarinos. O BASTIDORES CENTRO DE TREINAMENTO fica em Belo Horizonte e conta com 4 professoras que entendem as necessidades dos bailarinos e procuram, por meio do treinamento físico vencer barreiras para melhorar a técnica e performance em parceria com as companhias, escolas de dança e professores desses alunos!

11393030_1010457025633781_2808769109660636027_n

Foi trabalhando no Bastidores e unindo as pesquisas realizadas no BIOLAB – Laboratório de Biomecânica da UFMG, que desenvolvi um método de treinamento patenteado (O Best Performance and Movement) e um equipamento para mensuração e treinamento da flexibilidade de bailarinos, também em processo de patente. Acontece que aqui no Brasil estou de mãos atadas, pois ao contrário da Ciência do Esporte, a Ciência da Dança não é uma área de pesquisa desenvolvida e eu sou uma das poucas pessoas que tentam desbravar essa área em busca de saúde, desempenho e qualidade de vida para os bailarinos.
full
Em setembro estou partindo para a realização do meu doutorado no Institute for Performance Research na Manchester Metropolitan University, uma universidade na Inglaterra que une os conhecimentos das áreas das Ciências do Esporte e da Dança. Estou sendo financiada pelo governo brasileiro por meio da CAPES e não só daqui a quatros anos retornarei ao Brasil com esse conhecimento como continuarei em constante contato com a minha equipe do Bastidores enviando tudo de novo que for produzido no laboratório para acrescentar na preparação física dos bailarinos que treinam com a gente. Meu sonho é difundir a Ciência da Dança no Brasil, criando centros de pesquisa e treinamento específicos para bailarinos, para que eles possam ter carreiras mais saudáveis e longas. O Bastidores é apenas o pontapé inicial desse projeto.

19493_992729564073194_4276958502467645147_n

Por Bárbara Pessali Marques. É bailarina formada pelo CEFAR – Centro Artística do Palácio das Artes/Fundação Clóvis Salgado, bacharel e licenciada em Educação Física pelo UNI-BH – Centro Universitário de Belo Horizonte, especialista em Treinamento Esportivo pela UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em Ciências do Esporte – UFMG. Co-fundadora, bailarina e preparadora física da Trama Cia de Dança. Diretora da produtora artística Multiart Ltda, fundadora e presidente da ONG OELO e coordenadora técnica do Bastidores Centro de Treinamento Personalizado. Desenvolveu e registrou um método de treinamento específico para a dança “Best Performance and Movement” e um equipamento para mensuração e treinamento da flexibilidade em bailarinos. É professora do curso de Educação Física e Pedagogia da Universidade Estadual de Minas Gerais – UEMG, membro do laboratório de Biomecânica da UFMG e doutoranda no Institute for performance research na Manchester Metropolitan University – Inglaterra.

 

Crédito das fotos: Henry Leutwyler

Comentários

Deixe uma resposta