O termo “forró”, que designa a dança, ritmo e a festa oriunda do Nordeste que conquista a todos, surgiu possivelmente dos ingleses que trabalhavam na construção das grandes ferrovias no final do século XIX. Acredita-se que o nosso forró é a adaptação de “for all” – para todos.
Com o passar do tempo, o forró foi se diversificando e nasceram as vertentes do estilo musical: xaxado, coco, xote, baião, entre outros. Cada localidade traz suas características próprias para o delicioso som do forró.
O som do forró é comumente composto de triângulo, sanfona e zabumba – porém outros instrumentos estão cada vez mais se incorporando a cultura do forró, como é o caso da guitarra elétrica e da batida e música eletrônica.
Dançar forró é incrível. Embora muitas vezes haja certa dificuldade inicial, é um ritmo gostoso e progressivo. Quanto mais se aprende, mais há para aprender – de passos simples a passos aéreos bem a la pas des deux!
Normalmente, os passos de forró estão inseridos nos cursos de dança de salão desde os primeiros níveis. Para os interessados, há também cursos específicos. Algumas baladas dão aulas no começo da noite para ensinar os passos básicos para quem nunca teve contato com a dança.
O interessante do forró é que muitas pessoas vão dançar solteiras e saem namorando! É incrível o poder dessa dança para unir casais. E, vamos combinar, um namorado que dance é o sonho de toda bailarina!
Seja para dançar coladinho com o seu amor, procurar uma pessoa especial ou se divertir com os amigos, o forró é uma opção excelente.
(Créditos das fotos: Cia de Paracuru / Applauso Ritmos / Dança dos Famosos)