E de repente toda e qualquer dificuldade em relação ao Ballet se tornou pequena perto da distância das salas de aula. Live e online não são nomes de passos da dança clássica, mas são palavras que chegaram para tentar diminuir as saudades de um meeting presencial.
Com certeza o melhor zoom ainda é aquele onde os olhos se veem diretamente fora de uma tela. Mas para a arte de “ser presente”, “estar presente” é só uma condição. Por isso aula de ballet online, entre outras danças, se tornaram muito mais do que apenas realidade virtual.
No vocabulário de quem dança, a saudade não é uma escolha e parar de dançar não é uma opção. Nessa nova gramática, a expressão home office já está caindo em desuso. Ela será substituída por living home, uma nova regra de linguagem com um significado muito maior.
Logo agora que eu estava começando a conhecer o vocabulário do ballet clássico, fui surpreendido. Expressões e palavras que eu achava já havia entendido, ganharam novos sentidos, novos conceitos para ampliar a nossa conexão.
Por de bras virou oi,
Tendu virou aperto de mão
Câmera virou espelhou
As vozes do Mestre e da Mestra se transformaram em música clássica
Souplesse virou abraço
Imagem travada virou foto
Microfone mudo é pedido de atenção e silêncio
Gallery view agora é frisa, balcão, plateia e palco porque afinal de contas o espetáculo está sendo transmitido ao vivo
Áudio aberto e chiados são os novos aplausos
Saudade continua sendo saudade
Dançar, mais do que nunca, é sinônimo de persistência
Amar ganhou um novo sinônimo: Aula de ballet online