Hoje vou falar sobre algumas características que acredito serem ideais para um professor inesquecível:
1) É pontual e cumpre compromissos.
Os horários determinados pelo professor devem ser cumpridos primeiramente por ele mesmo, assim como compromissos. Mais uma vez, o professor deve ser exemplo do que espera de seus alunos.
2) Está sempre em treinamento.
Busca sempre aprimorar seus conhecimentos na área em que atua, para trazer a seus alunos o que há de melhor no universo da dança.
3) Aprende com seus alunos.
O bom professor entende que cada um de nós é diferente e fascinante, com dias bons e ruins – e ele ouve não só as necessidades de seus alunos em sala de aula, mas sua experiência de vida. Afinal, o professor aprende muito com seus alunos.
4) Não compete com seus alunos.
Horrível, mas sabemos que às vezes acontece. O professor não deve se colocar em posição de competição com seus alunos, deve ser um facilitador e um guia.
5) Nunca menospreza um aluno.
Aluno burro NÃO EXISTE. A ciência já comprovou isso há tempos. Professor bom é aquele que entende que cada aluno tem um processo de aprendizado distinto e colabora para que cada um dê o melhor de si, sempre.
6) Se porta como professor.
Embora faça muitos papéis – como de pai, amigo, confidente; o professor tem sempre que se portar com um educador. Ou seja, nada de fofocas, muito menos de egocentrismo.
7) Traz cultura para sala de aula.
Não somos ilhas, vivemos em um mundo rico de cultura e diversidade. Cabe ao professor levar ao aluno suas experiências na área, assim como informações que tornem o aluno atento à cultura de onde vive e do mundo.
8) Não tem medo de admitir que não sabe.
Ser professor é exercer um papel muito significativo na vida dos alunos. Portanto, ao invés de passar informações erradas, o professor admite que não sabe e busca informações corretas para seus alunos. Somos humanos, não dicionários de dança (ou de qualquer outra área) ambulantes.
9) Trata todos com educação exemplar.
Professor é exemplo de tudo. Inclusive da educação e do respeito que seus alunos devem ter com ele, com os colegas e em todos os âmbitos da vida.
10) Ama o que faz.
Nada melhor do que ser feliz e trabalhar fazendo o que ama. Isso torna o profissional melhor, mais motivado e mais eficiente.
Conhece um professor maravilhoso? Conte para nós!
Beijos e arrasem!