Uma nova prática nas aulas de dança tem se tornado sensação em academias!
O “ballet fitness” vem com a proposta de se adquirir aquele corpo modelado junto de todo o prazer que é dançar. Para esta matéria, o nosso blog entrevistou Mariana Cavalcante, professora da modalidade, após uma das suas aulas de ballet fitness.
O ballet fitness é constituído por exercícios na barra, voltados à técnica do ballet, dando ênfase na isometria, sustentação e repetição, postura, flexibilidade, assim como em exercícios no centro, colchão, utilizando-se de elásticos, executando agachamentos, exercícios em quatro apoios, abdominais, e tudo isso acompanhado de músicas “clássicas”.
Ao perguntar à Mariana como tudo começou, ela nos disse que foi nas idas e vindas das aulas de ballet: suas amigas a viam toda arrumada de collant, meia calça, coque e aquele corpo esbelto, lindo, que então começaram a se interessar por aquilo que era a sua paixão. Elas perguntavam onde fazia aula, que também queriam fazer e ver se gostavam, afinal, todas queriam ter aquele físico. Mas, ela sabia que suas aulas eram muito avançadas, e que aulas de ballet adulto iniciante seriam de certa forma um pouco monótonas para elas.
Neste momento Mariana começou a pensar em como ajudar as suas amigas. Foi aí que ela pensou em como poderiam ser essas aulas de ballet adulto de uma maneira diferenciada, de modo em que houvesse toda aquela parte técnica do ballet, com a sua graciosidade, mas utilizando-se de outros artifícios. Então surgiu a ideia do ballet fitness.
Mariana fez alguns cursos sobre o assunto em Nova York e começou a se interessar muito mais. Dentre os estúdios que oferecem aulas sobre o tema temos: nos Estados Unidos o Ballet Fitness by Jenneé, Ballet Fitness by Blake Brody, Ballet Physique, Pure Barre, The Bar Method, Xtend Barre, Speckfitness, Ballet Body e Ballet Body Sculpture, dentre outros, muitos dos quais também trabalham com os princípios do Pilates. Ainda como origem os Estados Unidos, temos o New York City Ballet Workout: são dois vídeos que demonstram uma rotina de exercícios do New York City Ballet e que possuem a mesma proposta do Ballet Fitness.
foto: reprodução
Inclusive, a ex– bailarina do New York City Ballet, Mary Helen Bowers, quando estava longe dos seus ensaios, sentia-se necessitada de se exercitar, com isso passou a utilizar com ela própria os conceitos do ballet fitness. Ela é a criadora do método Ballet Beautiful, o qual utiliza grande parte do conceito do ballet fitness, e foi também preparadora da Natalie Portman para o filme Cisne Negro em 2011.
Então, nessa vontade de ajudar suas amigas a fazerem uma atividade física saudável, intensa e prazerosa, Mariana sugeriu testar o método, que então obteve êxito total. A aula foi um sucesso. Com turmas abertas desde junho de 2013, hoje as aulas tem cada vez mais alunas que buscam uma vida saudável junto de um corpinho torneado e a leveza do ballet.
Não há restrições, a faixa etária atual varia de 20 a 60 anos, e as aulas de ballet fitness ministradas pela Mariana Cavalcante são cada vez mais comentadas. Uma fala com a amiga, que fala com outra e assim por diante. E o melhor: mesmo sem nunca ter feito ballet na vida, você pode fazer as aulas, isso não é empecilho algum. Basta colocar a sua roupa e as sapatilhas nos pés e começar a dançar.
Essa união do ballet clássico com a musculação é uma ideia fantástica. Em um consenso geral, pensa-se que o ballet é composto somente de movimentos graciosos, que tudo é fácil e tranquilo de ser executado. Esse pensamento acaba quando você entra em uma sala de aula, ainda mais quando falamos da aula do ballet fitness. Os passos do ballet juntamente com as suas contínuas repetições tornam aqueles exercícios pontos de partida e elementos fundamentais para o corpinho torneado.
Como no ballet os braços são utilizados, em geral, com movimentos mais suaves, graciosos, nas aulas de ballet fitness eles se tornam algo fundamental e indispensável: com a utilização de elásticos e o apoio na barra, os braços são bastante trabalhados e dessa maneira tonificados.
Segundo Mariana, ela se orgulha muito das suas alunas, pois muitas chegaram ali sem saber fazer um “plié” e hoje o fazem de maneira correta, assim como, após esses meses de trabalho, a maioria já conseguiu alcançar o objetivo daquele corpo modelado. Ela fica muito feliz com o sucesso das suas aulas, com o resultado que as suas alunas vem alcançando, e com toda a repercussão que se tem tomado.
Mariana já foi convidada para ministrar workshops em diversos estados do Brasil, e, segundo ela, sendo a primeira a ter introduzido o ballet fitness no Rio de Janeiro, fica muito feliz em saber que, mesmo com metodologias diferentes da sua, o ballet fitness já invadiu a cidade maravilhosa, está cada vez mais invadindo o Brasil e espera que, como exemplos de Nova York, Londres, Paris, o ballet fitness continue se espalhando pelo mundo.
Então, se você está nessa de querer ter um corpinho bonito, mas não quer ficar em meio aos ferros da academia, e ainda mais, é amante da dança e quer obter esse resultado com êxito e muito prazer, pode procurar as aulas de ballet fitness, pois o resultado é garantido! Basta ter força de vontade e determinação.
Caso queira conhecer as aulas da Mariana, elas acontecem na “Dalal Achar” as segundas e quartas, às 8:00h ou 9:30h e terças, quintas e sextas, às 11:00h. Lembrando que as aulas possuem 1:15h de duração.
Se você tem instagram, pode seguir a sua página “@itballerina” e ver todas as publicações.
Por Ingrid Simpson – é estudante de jornalismo e Licenciatura em Dança. Foi integrante da CIA. de Dança Contemporânea da UFRJ.