Só quem trabalha como professor de crianças, seja em qualquer área, sabe o quanto é difícil mantê-los em ordem.
Quando falamos em ballet isso complica um pouco porque a aula precisa ser lúdica e esse ar de brincadeira faz com que, muitas vezes, as crianças não consigam entender que não estamos sempre brincando. Aí chegam os momentos em que você precisa de ordem, precisa que elas parem, se organizem de algumas formas e aí está o grande desafio! Discipliná-las sem perder a paciência e sem deixar a aula ficar chata.
Há alguns anos dando aula comecei a ter algumas estratégias para buscar a ordem delas, o silêncio, mantê-las no lugar e acredito que são boas dicas, vale a pena tentar.
BRINCADEIRA DO SILÊNCIO
Essa é antiga! Eu brincava quando era criança na escola e acreditem dá certo!
Ninguém quer perder a brincadeira e quem fala perde.
ESTÁTUA
Essa também é muito velha e funciona. Você pode inclusive fazer estátuas direcionadas como: estátua na primeira posição, estátua na fila da diagonal, estátua com as duas mãos na barra e assim por diante.
RODÍZIO DAS FILAS
Elas brigam porque querem ser as primeiras, então eu faço rodízio delas. A primeira da fila no próximo exercício será a última, sempre. Isso acontece com todas da fila, logo cada uma será a primeira em cada exercício e acabam as brigas.
MARCAÇÃO DE LUGARES
Utilize E.V.A para marcar os lugares de cada uma. Dá para fazer no formato de flor, coração etc e cada uma fica em cima do seu recorte para elas manterem os lugares.
Assim fica mais fácil termos uma boa aula para todos!