Em fevereiro deste ano tive o privilégio de ministrar dois dias de aulas na EDTAM (Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão, em Natal), nos quais trabalhei não só com alunos da escola, mas também com bailarinos da companhia.
Tive o prazer de ver de perto a seriedade e profissionalismo do trabalho realizado dentro dessa instituição. Assim que passei da porta de entrada, senti o clima de alegria que havia naquele prédio histórico. Essa atmosfera feliz esteve presente durante todo o tempo que permaneci dentro dessa séria e feliz Escola de Dança. Jovens talentosos, interessados, disciplinados e felizes. Com toda a certeza isso é fruto do belo trabalho realizado pelas diretoras Wanie Rose e Solange Gameiro.
Suas amplas salas, acolhedoras, exportam talentos para o mundo. Um desses talentos é Breno Lucena. Jovem decidido, focado, que possui a humildade de saber ouvir e a obstinação de continuar tentando até conseguir. Acredito que ainda ouviremos falar muito desse jovem talento potiguar, talento do Brasil! Junto com a brilhante direção estão os professores, dentre os quais tive o prazer de conhecer Marcia Suene Cardoso, Tatyelli Raulino e Sammy Passos.
Todo esse clima profissional, feliz e inspirador que encontrei na escola se estende à CDTAM (Companhia de Dança do Teatro Alberto Maranhão). Companhia que já existe há mais de 15 anos e aos poucos vem ganhando espaço no circuito internacional da dança,já se apresentou na Alemanha, Portugal, México e acaba de retornar de apresentações internacionais na França, resultado de um intercâmbio cultural com o Lycée Les Fontenelles, em Louviers.
Com treze bailarinos, a CDTAM é dirigida por Wanie Rose, que atua com bom humor, eficiência e profissionalismo.
Falar da CDTAM e não falar de Gustavo Santos e Juarez Moniz, seria um pecado mortal. Além de bailarinos, são coreógrafos da companhia e com criatividade e genialidade criam belas peças e efervescentes espetáculos.
CDTAM
Enfim, fico feliz e honrado em escrever sobre essa escola e essa companhia de dança que mostram a nossa arte pelo mundo!
Parabéns pelo caminho de sucesso,Wanie Rose, Solange Gameiro, todos os bailarinos, pais dos bailarinos, professores, coreógrafos e funcionários!
Por Fabio Matheus é pós-Graduado em Repertório Clássico e Metodologia de Ensino na Kennedy (EUA). Graduou-se em Ballet Clássico na San Francisco Ballet School. Desde 2006 faz parte do juri e pedagogos do IBC Varna (Bulgaria).