EDTAM e CDTAM

Em feve­reiro deste ano tive o pri­vi­lé­gio de minis­trar dois dias de aulas na EDTAM (Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão, em Natal), nos quais tra­ba­lhei não só com alu­nos da escola, mas tam­bém com bai­la­ri­nos da companhia.

Tive o pra­zer de ver de perto a seri­e­dade e pro­fis­si­o­na­lismo do tra­ba­lho rea­li­zado den­tro dessa ins­ti­tui­ção. Assim que pas­sei da porta de entrada, senti o clima de ale­gria que havia naquele pré­dio his­tó­rico. Essa atmos­fera feliz esteve pre­sente durante todo o tempo que per­ma­neci den­tro dessa séria e feliz Escola de Dança. Jovens talen­to­sos, inte­res­sa­dos, dis­ci­pli­na­dos e feli­zes. Com toda a cer­teza isso é fruto do belo tra­ba­lho rea­li­zado pelas dire­to­ras Wanie Rose e Solange Gameiro.
Suas amplas salas, aco­lhe­do­ras, expor­tam talen­tos para o mundo. Um des­ses talen­tos é Breno Lucena. Jovem deci­dido, focado, que pos­sui a humil­dade de saber ouvir e a obs­ti­na­ção de con­ti­nuar ten­tando até con­se­guir. Acredito que ainda ouvi­re­mos falar muito desse jovem talento poti­guar, talento do Brasil! Junto com a bri­lhante dire­ção estão os pro­fes­so­res, den­tre os quais tive o pra­zer de conhe­cer Marcia Suene Cardoso, Tatyelli Raulino e Sammy Passos.

Todo esse clima pro­fis­si­o­nal, feliz e ins­pi­ra­dor que encon­trei na escola se estende à CDTAM (Companhia de Dança do Teatro Alberto Maranhão). Companhia que já existe há mais de 15 anos e aos pou­cos vem ganhando espaço no cir­cuito inter­na­ci­o­nal da dança,já se apre­sen­tou na Alemanha, Portugal, México e acaba de retor­nar de apre­sen­ta­ções inter­na­ci­o­nais na França, resul­tado de um inter­câm­bio cul­tu­ral com o Lycée Les Fontenelles, em Louviers.
Com treze bai­la­ri­nos, a CDTAM é diri­gida por Wanie Rose, que atua com bom humor, efi­ci­ên­cia e pro­fis­si­o­na­lismo.
Falar da CDTAM e não falar de Gustavo Santos e Juarez Moniz, seria um pecado mor­tal. Além de bai­la­ri­nos, são coreó­gra­fos da com­pa­nhia e com cri­a­ti­vi­dade e geni­a­li­dade criam belas peças e efer­ves­cen­tes espe­tá­cu­los.

CDTAM

Enfim, fico feliz e hon­rado em escre­ver sobre essa escola e essa com­pa­nhia de dança que mos­tram a nossa arte pelo mundo!
Parabéns pelo cami­nho de sucesso,Wanie Rose, Solange Gameiro, todos os bai­la­ri­nos, pais dos bai­la­ri­nos, pro­fes­so­res, coreó­gra­fos e fun­ci­o­ná­rios!

Por Fabio Matheus é pós-Graduado em Repertório Clássico e Metodologia de Ensino na Kennedy (EUA). Graduou-se em Ballet Clássico na San Francisco Ballet School. Desde 2006 faz parte do juri e pedagogos do IBC Varna (Bulgaria).

Deixe um comentário