… e os problemas causados pela falta dele!
Inspirados pela ótima matéria de Rita Bastos, hoje vamos falar sobre como as escolas sérias garantem um ambiente saudável para bailarinos de todas as idades – saiba como escolher!
Não importa se seu sonho é ser uma Primma Ballerina ou o ballet é apenas uma diversão pra relaxar da rotina cansativa – uma escola que trabalha com profissionalismo irá te ajudar seja qual for seu objetivo.
Acredito que todos conhecemos (e até já passamos) por situações complicadas em escolas de dança. De professores que fofocam dos alunos para outras turmas e até humilham seus alunos com adjetivos mais que antiéticos, o leque de situações complicadas que passamos é imenso. E cabe a você, estudante, escolher aonde irá investir seu dinheiro, (e muito mais importante) seu carinho e seu tempo!
Vamos ao básico para escolher uma escola correta, no início:
–Pesquise a escola e seu histórico – se tem site, ótimo. Mas também não confie, jogue em algum site de pesquisa e veja o que aparece.
–Ao fazer o primeiro contato, verifique a QUALIDADE das informações. Pergunte tudo: métodos, espetáculos, uniformes e o que mais você quiser – a resposta deve ser clara e parecer honesta. As escolas “meia-boca” tendem a aumentar MUITO seus louros na tentativa de esconder algo que não está muito certo.
–Faça uma visita – conheça tudo e preste atenção em detalhes. Se você está procurando aulas de ballet clássico note o piso das salas de aulas, por exemplo. Caso você esteja procurando uma escola para seu pequeno bailarino, ASSISTA UMA AULA no horário que pretende matricular a criança, para conhecer e conversar com o professor. Aliás, cuidado, nem sempre grande bailarinos são grande professores. Formação é importante, mais fama nem sempre.
Se você já está fazendo aula na escola, continue prestando atenção:
–Se o professor faz fofoca dos alunos de outra turma na sua classe, já desconfie. PROFESSOR BOM NÃO FAZ FOFOCA – PRINCIPALMENTE para falar mal dos alunos. E, provavelmente, está falando absurdos da sua turma em outras aulas também.
–Cuidado com protecionismos. Adoramos o fato de que em algumas escolas haja membros da família ou amigos próximos da direção, mas se eles são o único foco da escola, saia. Ela não é para você.
–Sejamos honestos, é claro que alunos fantásticos devem receber destaque. É importante para a escola que isso aconteça e para o desenvolvimento de grandes estrelas, mais ainda. Mas, muito mais importante que isso é que a escola deve RECONHECER O ESFORÇO de todos – dos bailarinos fantásticos e daqueles que tem mais dificuldade também. ESCOLA QUE ESCONDE NO FUNDO DO PALCO OS QUE TÊM MENOS FACILIDADE PRECISA SENTIR NO BOLSO A FALTA DE ALUNOS.
–Estava tudo bem e de repente o professor começou a sentir “ciúmes” de você? Parece ridículo, mas acontece. Ao invés de estimular o crescimento completo dos alunos, alguns professores tendem a não querer que o aluno se torne uma ameaça – como se fosse tomar seu lugar de professor. Nem precisamos conversar mais sobre isso, CAIA FORA!
Por ultimo, vamos deixar claro que (SIM!) existem escolas maravilhosas de dança e temos muito orgulho disso, mais da mesma forma existem essas escolas “mais ou menos”. Não se acomode: se não está plenamente feliz, procure outra escola.
Caso queira dividir sua história conosco, fique a vontade!
Se estiver em uma situação complicada e quiser aquela mãozinha, conte conosco!