Inicio 2013 renovado, colorido, inspirado pela minha magnífica experiência com a São Paulo Companhia de Dança durante todo 2012. Sorrio, ao lembrar já com saudades, do trabalho lindo, árduo e sério que juntos fizemos.
Me senti de novo no Zurich Ballet, pela intensidade, variedade e riqueza do que se faz ali, um repertório que já testemunha a grandeza dessa jovem companhia. A SPCD dança Balanchine, Pederneiras, Cranko, Duato, só pra citar alguns poucos. E QUE poucos, não..?! Uma companhia fundada em 2008 e que já tem esse peso só pode merecer todas as atenções, do público e dos responsáveis por mantê-la e estimular cada vez mais seu crescimento
Com a companhia em 2010
Aula para os rapazes
Estive com eles pela primeira vez em 2010 por uma semana como professor convidado, o que se tornou um caso de amor à primeira vista. Foi esse breve período que originou o convite das diretoras Iracity Cardoso e Inês Bogéa pra que eu passasse um ano trabalhando com eles como professor e ensaiador. Assim foi meu 2012 .! Adicionei mais uma alegria à minha carreira, mais um orgulho e uma felicidade, junto aos meus companheiros de trabalho da SPCD.
Ali reencontrei artistas com os quais já havia trabalhado antes, conheci novos talentos e fiz amigos. Trocar minha experiência, orientar esse time de bailarinos de um talento ímpar foi deleite puríssimo. Me ver em cena através deles uma emoção.
Theme and Variations de George Balanchine
Karina Moreira e Joca Antunes ensaiam BACHIANA de Rodrigo Pederneiras
Além de cidades como Belo Horizonte, Goiânia, Porto Alegre e Recife, viajamos por grande parte do interior de São Paulo, uma dezena de cidades no mínimo. Na capital fizemos temporada em 4 teatros e muitas escolas, num excelente programa educativo que está inspirando novos artistas e novas platéias. Ahh, Holanda e Alemanha abriram a turnê 2012, em fevereiro. É exatamente disso que precisa um bailarino, “ todo artista tem de ir aonde o povo está ”. Por isso me senti novamente na Europa, dentro de São Paulo! Com eles tive uma das minhas grandes felicidades na vida, que divido aqui com vocês.
Remontei pra companhia o Grand Pas de Deux de Don Quichotte, um dos maiores clássicos dançados pelo mundo. E numa conversa com Inês Bogéa (que assumiu sozinha a direção da companhia a partir de maio) surgiu a idéia de um programa chamado “Dois a Dois”, com minha remontagem de Don Quichotte e o Grand Pas de Deux de O Quebra-Nozes , sugerido por ela. Quem mais senão a mestra Tatiana Leskova para remontar essa linda obra? Convite feito por Inês e aceito por D. Tânia o resto foi história. Trabalhar (mais uma vez) ao lado da mestra Leskova foi muito especial pra mim.
Essa remontagem entrou como parte importante das comemorações dos seus 90 anos, completados em 06/12/2012. Muitas entrevistas em jornais e programas de TV, lançamento de livro com fotos de sua brilhante carreira pelo mundo e claro, uma linda festa no dia do aniversário. Acompanhei isso tudo, mas sei que é no estúdio, trabalhando duro com os bailarinos que Tatiana Leskova encontra vigor e inspiração. Privilégio todo nosso aprender com essa lenda viva da Dança. E o “Dois a Dois”, um dos a dos que mostra estilos diferentes dentro do ballet clássico, foi sucesso por onde passou! C hapeau pra companhia por isso.
Paula Penachio e Norton Fantinel em Don Quichotte
Luiza Lopes e Diego de Paula em O Quebra-Nozes
Eu e Tatiana Leskova em turnê com a companhia
Agora, feliz de volta ao Rio de Janeiro e à minha casa, o Theatro Municipal, chego com a estranha e boa sensação de que “saí” de casa voltando… Prova de que sou um artista, que meu coração sempre falará muito alto, por vezes gritando mais que a razão, sempre em nome da Arte, claro. Prova de que as oportunidades lindas que tenho na vida fazem de mim o homem/artista que sou, indissolúveis um do outro. Isso no ano em que completo 30 anos de carreira artística profissional (e ininterrupta!) só pode me deixar feliz. Como dizem Chico Buarque e Edu Lobo numa canção escrita pro primeiro espetáculo profissional que fiz na vida, em 1983, “O Grande Circo Místico” , junto ao Ballet Teatro Guaíra:
“ Ir deixando a pele em cada palco
E não olhar pra trás
E nem jamais
Jamais dizer
Adeus…”
Vida longa à São Paulo Companhia de Dança. Eu os amo e essa casa será sempre minha. Juntos sempre. Obrigado Iracity Cardoso e Inês Bogéa por esse magnífico ano. E um carinho especial aos artista bailarinos, meus companheiros de trabalho, os pulmões dessa companhia. A verdadeira razão de tudo isso existir. Feliz continuação pra todos em 2013. Axé!
Por: Manoel Francisco – atua como maitre de ballet e repetiteur junto ao Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e como convidado de festivais e companhias nacionais e estrangeiras.