O espaço das bailarinas

Olá Bailarinas e todos os leitores

A per­gunta do dia é: vocês já visi­ta­ram a Loja Ana Botafogo, a loja do nosso blog, a loja de todas as bailarinas?

Minha dica: quem mora no Rio ou vem para a cidade tem que visitar!

A loja é o espaço das bai­la­ri­nas. Lá temos tudo o que pre­ci­sa­mos para aulas, treino e espe­tá­cu­los. As peças são super sele­ci­o­na­das, as com­po­si­ções são um charme e sem­pre pode­mos que­rer mais, pois ali todo mundo quer nos ver feli­zes. Se não tiver, lá se manda buscar!

Quem não pode visi­tar hoje, vai conhe­cer um pou­qui­nho do ambi­ente por aqui. Aí vai!

Logo na che­gada, todas as sema­nas a loja tem vitrine com cores e temas novos que dei­xam todas as cli­en­tes loucas!

Junto com o lan­ça­mento do blog, a Loja tam­bém foi renovada.

Fui con­vi­dada para fazer um refresh – reno­var o ambi­ente, dando uma refres­cada na deco­ra­ção e nos espaços.

Não fize­mos uma grande obra, pois a loja não pode fechar. As bai­la­ri­nas que sem­pre estão lá atrás de peças de tra­ba­lho e novi­da­des, as entre­gas de figu­ri­nos e aces­só­rios para con­cur­sos e espe­tá­cu­los tam­bém não pode­riam esperar.

Assim, ana­li­sa­mos o fun­ci­o­na­mento da loja e deci­di­mos inver­ter uma grande estante com pro­du­tos, voltando-a para o lado do bal­cão e com isso abri­mos a cabine para o ambi­ente prin­ci­pal da loja.

A cabine se abre total­mente per­mi­tindo que as lin­di­nhas se vejam com mais dis­tân­cia e que ami­gas que sem­pre vem junto, pos­sam par­ti­ci­par. Para isso acres­cen­ta­mos dois pufes com tampo xadrez lilás e a late­ral num tom púr­pura – todo mundo ado­rou o resul­tado. Que bom!

Trocamos a cor­tina da cabine que era lisa em tom neu­tro, por uma nova lis­trada em tons de rosa, roxo e um pou­qui­nho de verde para valo­ri­zar os tons quen­tes. Esse deta­lhe deu muita vida, atraindo para a parte interna da loja.

Ah! Revestimos a estante de madeira no mesmo tecido lis­trado que ser­viu como divi­só­ria – vale aqui a dica: teci­dos ves­tem as pare­des e deco­ram muito todos os espa­ços. Dependendo do tecido, pode-se mudar com­ple­ta­mente o astral de um ambiente.

Aqui que­ría­mos a Loja mais femi­nina, ale­gre, vibrante e român­tica, como é o bal­let, mas moderna como deve ser.

O bal­cão e as lumi­ná­rias foram reves­ti­dos do mesmo tecido xadrez dos pufes cri­ando uma com­po­si­ção con­tem­po­râ­nea de lis­tras colo­ri­das, xadrez bico­lor e teci­dos lisos.

Para com­ple­tar, pin­ta­mos um lado da loja de um rosa intenso, porém com a pre­o­cu­pa­ção que fosse ele­gante e agra­dasse a todas; sem excesso de bri­lho, para não can­sar. O outro lado da loja e o teto foram pin­ta­dos de um tom de lilás com bas­tante pre­sença, pois que­ría­mos criar um fundo para valo­ri­zar rou­pas e no teto ele trouxe o con­traste que que­ría­mos para dei­xar a loja ale­gre e diferenciada.

Dicas: o rosa é muito bom para nos embe­le­zar, pois a pele reflete um pouco do tom e nos deixa com a apa­rên­cia sau­dá­vel e rosada.

A cor no teto deixa o ambi­ente mais acon­che­gante e aco­lhe­dor, mas deve-se usar este arti­fí­cio com bas­tante cri­té­rio, pois ao mesmo tempo pode dimi­nuir um pouco a sen­sa­ção de ampli­tude na altura.

Isso tudo sem esque­cer a luz – modi­fi­ca­mos a ilu­mi­na­ção, uti­li­zando lâm­pa­das mais ade­qua­das para valo­ri­zar as rou­pas, os aces­só­rios no móvel e as bai­la­ri­nas na cabine – ai sim, fundamental!

Abaixo deta­lhe das ara­ras e tam­bém da estante para aces­só­rios ao lado da cabine.

Espero que gos­tem!  Recebi um pedido: fazer uma loja para vocês — e fiz isso com muito prazer!

Por: Paula Neder é arquiteta e urbanista, mestre em Arquitetura pela UFRJ. Dirige o escritório Paula Neder, Arquitetos Associados e tem experiência em mais de 400 projetos realizados no Brasil e no exterior.

Deixe um comentário