Uma barra de ballet é um varão para apoiar as normalmente as mãos mas também os pés durante alguns exercícios de ballet.
O termo “barra” pode se referir ao instrumento em si, mas as sequências praticando os exercícios efetuados na barra de ballet também podem se chamados de “barra”.
A barra de fica posicionada geralmente à altura da cintura, montada na parede ou numa base independente, sendo uma barra móvel. A barra pode ser feita de madeira ou metal para proporcionar uma superfície forte para apoio.
Importância
Uma barra de ballet é usada como apoio para ajudar aos bailarinos com a melhorarem seu senso de equilíbrio.É gradualmente eliminada ao longo do treino da bailarina, ou seja, começamos às aulas na barra e depois vamos fazer os exercícios sem ela. Alunas que estão começando a usar sapatilhas de pontas utilizarão a barra até que seus tornozelos fiquem suficientemente fortes para permanecerem nas pontas sem apoio.
Tamanho
Uma barra típica de ballet tem normalmente 4 cm de diâmetro. A barra consiste numa vara longa e horizontal que é levantada a cerca de 1 metro do chão. Muitas barras têm uma barra menor ligeiramente embaixo da barra a 1 metro, para permitir que as crianças pequenas também pratiquem. As barras portáteis normalmente são montadas numa moldura leve de metal que pode se pegar e carregar por aí. As barras permanentes são montadas na parede de um estúdio de dança ou de casa, com fortes parafusos de metal.
Função
Cada um dos exercícios feito na barra serve para aquecer e a barraajudaráa manter o equilíbrio.
Vantagens
Os exercícios com barra são um dever para uma bailarina. Apesar de serem repetitivos e por vezes parecerem chatos, eles pressionam o controle e a força do corpo de forma que nenhum outro exercício consegue fazer. Para se tornar uma bailarina de ballet de sucesso, os exercícios com barras são cruciais. Quando uma bailarina ficar suficientemente avançada para trabalhar sem uma barra, o aquecimento com os mesmos exercícios continua sendo importante. Os exercícios com barra se enfocam na flexibilidade, força, equilíbrio e precisão. Quanto mais dedicada for uma bailarina a seus exercícios com barra, mais forte será a profissional de ballet que ela se tornará.
Cuidados
Crianças adoram pendurar-se na barra. Deixar claro para elas que isso é perigoso desde o primeiro momento.
Tanto crianças como adultos iniciantes às vezes querem usar a barra para fazer alongamentos, mas acabam utilizando de maneira errada, fazendo os exercícios com o corpo torno, joelhos e costas mal posicionados, o que pode gerar lesões.
Como apoiar a mão na barra
Acredite ou não, existe realmente uma técnica correta de segurar a barra na aula de balé. Pode não parecer importante para um iniciante, mas quanto mais você pensar sobre isso, mais faz sentido. Afinal, cada passo e posição no ballet tem uma técnica específica, por que segurar a barra de ser diferente?
Coloque a mão em cima da barra. Vamos voltar um pouco. Ao invés de pensar de “segurar” a barra, acho que deve pensar em colocar a mão naturalmente em cima dela como livre de tensão possível. Apenas apoiar levemente a mão na barra e não se pendurar nela. Basta pensar nisso como um acessório para a progressão natural de uma aula de balé, e não uma necessidade de fazer um passo
Aqui você pode ver uma imagem de perto de uma mão corretamente colocada em uma barra de ballet. Não há nenhuma tensão. Além disso, você vai notar o polegar deve ser colocado perto dos dedos. A ideia é que se tirar a mão da barra está preparada para ficar na mesma posição sem ela, mantendo o equilíbrio. O polegar não precisa estar em contato com os dedos, mas também não deve estar na parte inferior da barra.
Não segure a Barra
Você está colocando a mão errada se:
– o polegar fica na parte inferior da barra ao invés de perto pelos seus dedos
– você sente muita tensão em sua mão
– seu pulso está muito abaixo ou acima da barra, olhando
Onde colocar a mão na Barra
O ideal é que coloque a mão na sua frente. Assim como se você tivesse feito um port de bras para a segunda posição. Onde seu por de bras acabar é provavelmente o lugar certo. Definitivamente não deve ser diretamente ao seu lado, para você não ter que dobrar muito o braço e nem ficar muito perto da barra. Muito menos atrás do seu corpo.
Não dependa da barra
Assim como todas as posições em balé clássico, há uma técnica e por trás dessa técnica, há uma razão. Se você segurar a barra firmemente, você pode estar contando com isso mais do que você pensa. Ao colocá-la com muito pouca tensão, você está permitindo-se uma melhor oportunidade de corrigir o seu alinhamento e realmente ter certeza de que você está em um bom equilíbrio em suas pernas. Equilíbrio não significa que você tem que estar em releve ou giro. O equilíbrio é necessário apenas para ficar bem. Ao forçar-se a não contar com a barra, o seu equilíbrio em posições irá melhorar muito.
Precisa de barra todos os dias?
Grande parte de muitas aulas de ballet acontece na barra. Apesar de parecerem repetitivos e para alguns alunos tornarem-se até chatos com o tempo, o trabalho na barra é realmente importante e devem compor uma parte significativa de uma aula de balé.
Mesmo que os exercícios realizados na barra possam parecer monótonos, eles são feitos para ajudar bailarinos a construir a força e aprender a colocação correta do corpo. O que fazemos na barra deve ser levado para o centro, para a diagonal e para o palco.
Os exercícios na barra:
– ajudam a aquecer os músculos
– aumentam a velocidade e precisão dos pés
– ajudam o corpo a se preparar para saltos
– aumentam a flexibilidade
– aumentam a força na coluna vertebral
– melhoram o equilíbrio.