Skip to content
  • Blog
  • Na mídia
  • Contato
Ana Botafogo MaisonAna Botafogo Maison
  • Entrar
  • Carrinho / R$0,00
    Carrinho

    Nenhum produto no carrinho.

    Retornar para a loja

  • Coleção Ana Botafogo
  • Bolsas AB
  • Roupas
    • Collants
    • Blusas e Vestidos
    • Calças e Macacões
    • Shorts
    • Saias
    • Linha de Aquecimento
    • Meia-Calça
    • Meias
    • Perneiras e Polainas
    • Infantojuvenil
  • Acessórios
    • Adereço de coque
    • Ballet Pins
    • Bonecas
    • Canecas e Garrafas
    • Chaveiros
    • Dedeira, Protetor e Espaçador
    • Necessaire
    • Ponteiras
    • Porta sapatilhas
    • Rede de coque
    • Sapatilha Autografada
    • Scrunchies
ballet adulto,Ensino & Aprendizado

Ensino do ballet para adultos: Considerações – 2ª parte

Posted on 19 de julho de 201228 de junho de 2015 by Heloisa Almeida

Continuando as con­si­de­ra­ções da pos­ta­gem ante­rior sobre a demanda por adul­tos para o apren­di­zado do bal­let, quero com­par­ti­lhar um pouco da minha visão sobre os pro­vei­tos físi­cos do tra­ba­lho com a téc­nica clássica.

Já escrevi que sou uma fã do bal­let, não só por con­si­de­rar uma arte belís­sima que me afeta pro­fun­da­mente, mas tam­bém pelos inú­me­ros bene­fí­cios que sua aula pode tra­ba­lhar, como: força, resis­tên­cia, coor­de­na­ção, musi­ca­li­dade, memo­ri­za­ção, equi­lí­brio e flexibilidade.

Escolhi, nesta pos­ta­gem, falar sobre a fle­xi­bi­li­dade e o tra­ba­lho de alon­ga­mento nas aulas de bal­let. Primeiramente, pre­ciso infor­mar aos lei­to­res, que quando eu falo de fle­xi­bi­li­dade, falo de uma qua­li­dade física carac­te­ri­zada pela máxima ampli­tude de movi­men­tos pos­sí­veis em uma ou mais arti­cu­la­ções. E alon­ga­mento é o tra­ba­lho físico que se rea­liza para melho­rar a flexibilidade.

Em geral, os alu­nos que me pro­cu­ram para as aulas de adul­tos, ques­ti­o­nam se irão ficar fle­xí­veis como os bai­la­ri­nos que per­meiam o ima­gi­ná­rio comum. Respondo que este não é o meu maior enfo­que, mas que, sim, vamos tra­ba­lhar os alon­ga­men­tos para melho­rar a fle­xi­bi­li­dade. Ou seja, não será fazendo duas aulas de bal­let por semana que uma pes­soa que tem o corpo pouco fle­xí­vel, vai atin­gir gran­des arcos de movi­mento como o que vemos em bai­la­ri­nos pro­fis­si­o­nais. Com isso, pre­tendo evi­tar a expec­ta­tiva do aluno de que algu­mas aulas lhe per­mi­ti­rão fazer pro­e­zas no que tange à fle­xi­bi­li­dade, e que, ao per­ce­ber que isso não ocorre, venha a se sen­tir desestimulado.

O que quero evi­tar é a expec­ta­tiva de que ao se matri­cu­lar o aluno possa ter em mente que após algu­mas aulas o aluno con­siga fazer pro­e­zas no que tange à fle­xi­bi­li­dade e aí se deses­ti­mule. Se o obje­tivo for uni­ca­mente ficar mais fle­xí­vel, é melhor pro­cu­rar uma aula de alon­ga­mento, pois o enfo­que das aulas de téc­nica clás­sica é muito maior do que somente o tra­ba­lho de alongamento.

Nas aulas de bal­let, vamos aumen­tar o ganho de fle­xi­bi­li­dade do corpo e con­se­quen­te­mente, ampliar as pos­si­bi­li­da­des de movi­mento. Mas, como disse, esse tra­ba­lho não é o enfo­que prin­ci­pal das aulas.  Alguns dos exer­cí­cios de barra, como os lan­ça­men­tos nos Gr. Battements, as incli­na­ções de tronco como os sou­ples­ses e cam­brés são con­si­de­ra­dos exer­cí­cios de alon­ga­mento ati­vos, muito impor­tan­tes para ganhos de mobi­li­dade. Também tra­ba­lha­mos muito os alon­ga­men­tos está­ti­cos quando per­ma­ne­ce­mos em pos­tu­ras como as gran­des aber­tu­ras que faze­mos ao final da barra. Já no cen­tro, vol­ta­mos a tra­ba­lhar os alon­ga­men­tos ati­vos em lan­ça­men­tos, e nos gran­des saltos.

Portanto, o tra­ba­lho de alon­ga­mento, visando uma maior fle­xi­bi­li­dade para que o corpo tenha gran­des ampli­tu­des de movi­mento, é uma carac­te­rís­tica das aulas de bal­let. Portanto, todo aluno que fizer aulas da téc­nica clás­sica, vai aca­bar ganhando mobi­li­dade segundo o seu empe­nho, além de todos aque­les outros bene­fí­cios que men­ci­o­nei no pri­meiro parágrafo.

Por tudo isso, a cada dia gosto mais da arte que esco­lhi para tra­ba­lhar e agora ensi­nar! Que eu possa com­par­ti­lhar por mui­tos anos com várias pes­soas este prazer!

Esse registro foi postado em ballet adulto,Ensino & Aprendizado. Adicione aos favoritos.
Avatar photo
Heloisa Almeida

Mestre em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Católica de Brasília (2003) e especialização em Anatomia Humana pelo Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (2007). Atualmente finaliza o curso de Licenciatura em Dança pela Universidade Cândido Mendes. Pertenceu ao Corpo de Baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro em 1982 e ao Ballet Teatro Guaíra entre 1983 e 1998 como bailarina. É professora das disciplinas de Anatomia, Cinesiologia e Técnica do Balé Clássico do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Cândido Mendes. Aplica em suas aulas de dança, em escolas, companhias profissionais e em seus cursos, princípios de Anatomia, Fisiologia, Cinesiologia e Biomecânica com objetivo de melhorar a performance do bailarino. Suas principais linhas de pesquisa estão relacionadas à técnica do balé clássico e suas relações socioculturais e a dança para pessoas com doença de Parkinson.

A história da valsa
Ballet para todas as gerações

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

CHEGA MAIS
Copyright 2023 © Ana Botafogo Maison. Todos os direitos reservados. Gerenciado pela
  • Coleção Ana Botafogo
  • Bolsas AB
  • Roupas
    • Collants
    • Blusas e Vestidos
    • Calças e Macacões
    • Shorts
    • Saias
    • Linha de Aquecimento
    • Meia-Calça
    • Meias
    • Perneiras e Polainas
    • Infantojuvenil
  • Acessórios
    • Adereço de coque
    • Ballet Pins
    • Bonecas
    • Canecas e Garrafas
    • Chaveiros
    • Dedeira, Protetor e Espaçador
    • Necessaire
    • Ponteiras
    • Porta sapatilhas
    • Rede de coque
    • Sapatilha Autografada
    • Scrunchies
  • Entrar
  • Blog
  • Na mídia
  • Contato