Skip to content
  • Blog
  • Na mídia
  • Contato
Ana Botafogo MaisonAna Botafogo Maison
  • Entrar
  • Carrinho / R$0,00
    Carrinho

    Nenhum produto no carrinho.

    Retornar para a loja

  • Coleção Ana Botafogo
  • Bolsas AB
  • Roupas
    • Collants
    • Blusas e Vestidos
    • Calças e Macacões
    • Shorts
    • Saias
    • Linha de Aquecimento
    • Meia-Calça
    • Meias
    • Perneiras e Polainas
    • Infantojuvenil
  • Acessórios
    • Adereço de coque
    • Ballet Pins
    • Bonecas
    • Canecas e Garrafas
    • Chaveiros
    • Dedeira, Protetor e Espaçador
    • Necessaire
    • Ponteiras
    • Porta sapatilhas
    • Rede de coque
    • Sapatilha Autografada
    • Scrunchies
ballet adulto,Ensino & Aprendizado

Ensino do ballet para adultos: Considerações – 4ª parte

Posted on 16 de fevereiro de 201328 de junho de 2015 by Heloisa Almeida
16
fev

Iniciando as minhas obser­va­ções sobre a téc­nica clás­sica e con­ti­nu­ando as con­si­de­ra­ções da pos­ta­gem ante­rior sobre a rota­ção externa, mais conhe­cido no mundo do bal­let como en dehor, esco­lhi falar neste texto sobre o tra­ba­lho impor­tan­tís­simo do plié na aula de bal­let.

Explico sem­pre aos meus alu­nos que plié quer dizer fle­xi­o­na­mento ou dobra­mento dos joe­lhos em rota­ção externa. Ele é feito nas cinco posi­ções dos pés. Segundo Agrippinna Vaganova, em seu livro “Princípios Básicos do Ballet Clássico”, o plié está pre­sente em todos os pas­sos de dança e por isso deve ser tra­ba­lhado com muita aten­ção, pois bai­la­ri­nos sem um bom plié, têm um desem­pe­nho seco e pouco plástico.

O plié é como uma mola pro­pul­sora no bal­let. Consiste basi­ca­mente do tra­ba­lho dos mem­bros infe­ri­o­res de se dobra­rem e esti­ca­rem para rea­li­zar pas­sos como sal­tos, giros, enfim, para impul­si­o­nar e male­a­bi­li­zar os movi­men­tos. Ora, mesmo fora do bal­let, sem­pre que vamos cor­rer, sal­tar, pre­ci­sa­mos fle­xi­o­nar nos­sos joe­lhos para impul­si­o­nar o movi­mento. Com o bal­let não é diferente.

Este passo vai acom­pa­nhar o bai­la­rino desde o pri­meiro dia de aula até o último, e é neces­sá­rio se ter, como afir­mou Vaganova, muita aten­ção na sua exe­cu­ção. O aluno ini­ci­ante aprende pri­meiro o demi-plié nas pri­mei­ras posi­ções dos pés e evo­lui para os gran­des pliés em todas as posi­ções. A pri­meira aten­ção antes de ini­ciar o plié, deve ser a manu­ten­ção da rota­ção externa dos mem­bros infe­ri­o­res durante todo o exer­cí­cio. Aliás, como escrevi no minha pos­ta­gem ante­rior sobre o en dehor, a manu­ten­ção da rota­ção externa deve ser uma pre­o­cu­pa­ção cons­tante durante toda a aula. Lembrando sem­pre que a pelve deve estar na posi­ção neu­tra, sem retro, nem anteroversão.

Outro aspecto muito impor­tante é a ques­tão do for­ta­le­ci­mento e alon­ga­mento mus­cu­lar que o passo desen­volve nos bai­la­ri­nos. O qua­drí­ceps, tanto na des­cida (excen­tri­ca­mente), como na subida (con­cen­tri­ca­mente), é muito exi­gido e se for­ta­lece a cada plié. Os mús­cu­los da pan­tur­ri­lha por sua vez, se alon­gam e tam­bém se for­ta­le­cem ao máximo e vão agir como uma mola para os sal­tos futuros.

A ques­tão da coor­de­na­ção de bra­ços e cabeça com os exer­cí­cios do plié tam­bém vão cola­bo­rar imen­sa­mente para o tra­ba­lho do bai­la­rino. Um plié bem “acom­pa­nhado” de port de brás, asso­ci­ado ao tra­ba­lho da cabeça vai dar ao artista uma beleza singular.

Enfim, o plié é de uma impor­tân­cia cru­cial para o aluno, seja ele um apren­diz ou um pro­fis­si­o­nal. Mas, espe­ci­al­mente para quem está come­çando na téc­nica clás­sica, eu sugiro que faça sem­pre os seus pliés com muita aten­ção e cui­dado, para que o seu corpo possa ser bem trei­nado e possa expres­sar toda a arte que está na alma do bailarino.

Esse registro foi postado em ballet adulto,Ensino & Aprendizado. Adicione aos favoritos.
Avatar photo
Heloisa Almeida

Mestre em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Católica de Brasília (2003) e especialização em Anatomia Humana pelo Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (2007). Atualmente finaliza o curso de Licenciatura em Dança pela Universidade Cândido Mendes. Pertenceu ao Corpo de Baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro em 1982 e ao Ballet Teatro Guaíra entre 1983 e 1998 como bailarina. É professora das disciplinas de Anatomia, Cinesiologia e Técnica do Balé Clássico do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Cândido Mendes. Aplica em suas aulas de dança, em escolas, companhias profissionais e em seus cursos, princípios de Anatomia, Fisiologia, Cinesiologia e Biomecânica com objetivo de melhorar a performance do bailarino. Suas principais linhas de pesquisa estão relacionadas à técnica do balé clássico e suas relações socioculturais e a dança para pessoas com doença de Parkinson.

La Sylphide
Ballet em foto

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

CHEGA MAIS
Copyright 2023 © Ana Botafogo Maison. Todos os direitos reservados. Gerenciado pela
  • Coleção Ana Botafogo
  • Bolsas AB
  • Roupas
    • Collants
    • Blusas e Vestidos
    • Calças e Macacões
    • Shorts
    • Saias
    • Linha de Aquecimento
    • Meia-Calça
    • Meias
    • Perneiras e Polainas
    • Infantojuvenil
  • Acessórios
    • Adereço de coque
    • Ballet Pins
    • Bonecas
    • Canecas e Garrafas
    • Chaveiros
    • Dedeira, Protetor e Espaçador
    • Necessaire
    • Ponteiras
    • Porta sapatilhas
    • Rede de coque
    • Sapatilha Autografada
    • Scrunchies
  • Entrar
  • Blog
  • Na mídia
  • Contato