Há pouco mais de um ano, assisti a uma animação de um pas de deux no Vimeo que me deixou com os olhos cheios d’água e um sorriso no rosto.
Essa animação se tornou bem conhecida na internet e chegou a ser inspiração da nota de abertura da novela Amor à Vida, da rede Globo. Para quem ainda não lembrou ou sacou do que estou falando, este vídeo é o curta Thought Of You do artista Ryan Woodward.
Não tem como não se apaixonar por esta animação 2d de traço simples, como se fosse ainda um rascunho, movimentado por gestos suaves de balé e dança contemporânea. Até a paleta de cores acompanha o traço do desenho e a animação, em cores suaves e cruas.
Ryan não esperava a grande repercussão que seu desenho alcançou. O designer sempre trabalhou em produções importantes da indústria da animação, como Walt Diney, Marvel e Dreamworks, mas há 15 anos elabora um projeto chamado Conte Animated, onde apresenta ao público sua preferência artística à animação tradicional através de processos experimentais.
O projeto visa sempre combinar quatro elementos artísticos em cada obra:
1. O desenho da figura humana a fim de explorar grande variedade de forma, traço e concepção;
2. A animação 2d;
3. A dança contemporânea;
4. O exercício de produções experimentais como ferramenta de crescimento artístico.
Em seu site, Ryan explica que, apesar de não ser bailarino, aprecia o talento e a dedicação que há em uma peça coreográfica. Ele diz que a dança é uma forma encantadora do movimento humano que é capaz de comunicar mais emoção que qualquer outra forma de diálogo (e nós concordamos com você, Ryan!).
Ele também revela que o Thought Of You nasceu a partir de seu grande desejo em unir suas paixões em uma só obra: ilustração, animação 2d, EFX Animation e dança contemporânea, reforçando as características do projeto paralelo. Para a elaboração da animação, Ryan selou parceria com a coreógrafa Kori Wakamatsu, que criou a coreografia e dirigiu os bailarinos e os ensaios. A segunda etapa foi a filmagem da coreografia, matéria-prima para o trabalho de ilustração e animação de Ryan. Há um documentário sobre o projeto Thought Of You, onde Ryan fala um pouco de sua carreira, família, o que desencadeou a ideia da famosa animação e o processo de montagem/elaboração.
Voltando para os detalhes da animação, é possível notar como somente a combinação da coreografia e da dança, já nos passa a história de uma casal que sofre pela separação, através de passos que os une e que os separam, além da constante aparição e desaparecimento da garota. Não fica claro como eles se separaram, mas conseguimos sentir a intensa ligação que ainda existe entre o casal e a saudade que um sente pelo outro.
Elementos como a lua, a água e as penas imprimem um universo lúdico na transmissão da emoção, como a vez em que a garota some por se transformar em água, sendo impossível do rapaz segurá-la, por seu estado líquido, escorrendo pelos dedos do amado.
Um detalhe sutil, mas não menos importante, é a cor do traço do desenho da garota, que durante quase todo o vídeo é de cor branca, em contraste ao do rapaz, de cor preta. A dualidade, branca e preta, pode ser interpretada como a complementariedade do casal, entretanto, ao final da animação, os traços do desenho da garota assumem a cor preta, em sincronia ao último movimento da dança, em que ele sai de cena e a deixa.
A partir dessa cena, então, a cor branca pode ser interpretada como um elemento de representação do campo do sonho, do pensamento, como ela vivia na mente dele, e que a cor preta representa a realidade, aquele único momento da dança que retrata algo que realmente aconteceu. O mais legal desse vídeo, de fato, é a abordagem dos sentimentos e da estética de desenho cru, que permite múltiplas interpretações. As que escrevi aqui são apenas algumas poucas que são possíveis de serem extraídas.
Nada mais justo que concluir o texto com o vídeo na íntegra. Se deliciem com essa animação sensível e emocionante:
( Por Tainá Corongiu – publicitária, baiana, ex-bailarina e eterna apaixonada pela dança).