Queda de cabelos- é possível evitar?

Ninguém tem dúvi­das do poder de um cabelo bonito e bem tra­tado na vida de um indi­ví­duo. E ainda não é de hoje que este “ítem” de ado­ra­ção rouba os holo­fo­tes e a aten­ção da mai­o­ria da população.

Sansão e Rapunzel com­pro­vam que desde muito tempo atrás existe uma vene­ra­ção  (e por­que não dizer: obses­são!) com a sua saúde e beleza  e assim tem sido até esta gera­ção, super pre­o­cu­pada em man­ter os cabelos…na cabeça!

Vários fato­res estão rela­ci­o­na­dos com a queda de cabe­los.

Dentre eles, algu­mas con­di­ções sis­tê­mi­cas como ane­mia, doen­ças de tireóide e carên­cias nutri­ci­o­nais são umas das prin­ci­pais e neces­si­tam serem afas­ta­das por um der­ma­to­lo­gista frente a um qua­dro de queda de cabe­los abrupto e / ou duradouro.

Ainda, não pode­mos dei­xar de citar a alo­pe­cia dita “tra­ci­o­nal”, a mais fre­quente entre as bailarinas.

Como o pró­prio nome diz, o excesso da força ou tra­ção pro­vo­ca­das nas madei­xas com o coque , por exem­plo, pode pro­pi­ciar uma queda mais acen­tu­ada ou cola­bo­rar com a queda no caso de cabe­los pre­vi­a­mente fragilizados.

Ainda, a manu­ten­ção da umi­dade de maneira muito pro­lon­gada nos fios, quando se prende as madei­xas ainda molha­das, pode pro­pi­ciar a colo­ni­za­ção fún­gica do couro cabe­ludo e adi­vi­nhem ?? Acarretar queda de cabelos!

Portanto, na hora de fazer o coque, as bai­la­ri­nas que dese­jam zelar por cada fio que têm na cabeça devem levar em conta algu­mas dicas impor­tan­tes para a  manu­ten­ção da saúde do seu cabelo e couro cabeludo:

1.)    Evite tor­cer o cabelo com força. Lembre-se que não é a tra­ção e sim a maneira de fixar os gram­pos é que te garan­ti­rão um coque impecável.

2.)    Nunca faça um coque com os cabe­los molha­dos e ao final da dança, solte-o para secar rapi­da­mente o suor retido no couro cabeludo.

3.)    Opte por gel fixa­dor de cabelo a base de água, evite os alcóolicos.

4.)    Lave os cabe­los 1 x por semana com sham­poo anti-resíduos que reti­ram o excesso de gel, con­di­ci­o­na­dor e leave in dos fios de maneira mais profunda.

5.)    Em casa, deixe os cabe­los sol­tos e pen­teie, no mínimo, 2 vezes ao dia para garan­tir uma boa oxi­ge­na­ção do couro cabeludo.

6.)    Use e abuse de ali­men­tos fonte de vita­mina B como os cere­ais inte­grais, leite, vege­tais ver­des, bata­tas, pei­xes, ovos e car­nes, fun­da­men­tais para garan­tir a saúde dos fios.

Ainda, frente  a qual­quer alte­ra­ção de couro cabe­ludo ou um qua­dro de queda de cabe­los maior do que 100 fios ao dia, não hesite  e pro­cure um dermatologista.

Ele fará uma ava­li­a­ção minu­ci­osa frente ao seu qua­dro e excluirá fato­res inter­nos que pos­sam estar cau­sando ou cola­bo­rando para esta condição.

Um beijo grande, com carinho!

Por: Fernanda Aguirre Bottura é dermatologista, Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e do Grupo Brasileiro do Melanoma e Preceptora do ambulatorio de Dermatologia da UFMT, Mato Grosso.

Deixe um comentário