Em meu primeiro texto de volta ao blog da AB Maison, escrevo sobre os exames da Royal Academy of Dance – sem dúvida, a instituição de exames de ballet mais famosa do mundo.
Para quem quer prestar um dos exames da RAD, preparamos esse guia com as informações básicas sobre os exames!
Espero que curtam!
Quais são os níveis e idades mínimas?
A partir dos 5 anos de idade, a RAD oferece os níveis Primary e Pre-primary, esses já avaliados. Os exames são lúdicos e convidam as crianças a dançarem com confiança, trabalhando não só habilidades usadas na dança, mas em todo processo de desenvolvimento cognitivo e espacial dos pequenos.
Os exames de Grades (graus ou estágios) vão do 1 ao 8. Para os Grades 1 a 5, a idade mínima é de 7 anos. Porém, muitos bailarinos adultos começaram nesses Grades, que dão uma base incrível para o desenvolvimento na dança.
Para crianças pequenas, a partir dos 2 anos e meio, a RAD oferece o “Dance to Your Own Tune” (Dance no seu próprio tempo, conhecidos aqui como Pré escola) – porém não se trata de um exame, mas de uma aula de apresentação. As diferenças básicas: não há notas, a própria professora da criança conduz a aula e pais podem assistir.
Quem nunca teve vontade de tocar o sininho das examinadoras?
11 anos é a idade mínima para os Grades 6 a 8, que já demandam certa maturidade e confiança. Os High Grades (Graus altos), como são conhecidos, são intensos e deliciosos. O bailarino, seja criança ou adulto, verá o crescimento de sua técnica e expressividade artística ao realizar a preparação para esses exames.
Não coincidentemente, os exames de intermediários e avançados começam na mesma época. O Intermediate Foundation pode ser prestado aos 11 e o Intermediate logo em seguida, aos 12. Após esses exames, o Advanced Foundation (13) e os Advanceds 1 e 2 (14 e 15, respectivamente).
15 também é a idade mínima permitida para o Solo Seal Award (Selo Solista), exame de grau máximo da RAD, onde bailarinas de alto nível técnico apresentam coreografias clássicas e neo-clássicas em um teatro, com acompanhamento de piano ao vivo. Já tive a oportunidade de acompanhar um exame de Solo Seal e é uma experiência incrível!
Qual nível devo prestar?
A única pessoa que pode auxiliar nesse processo é sua professora/professor, que irá verificar seu nível técnico e artístico e assim nivelar de maneira coerente.
Vale lembrar, novamente, que adultos prestam sim os Grades iniciais, caso o professor assim determine – assim como as crianças podem ser niveladas, lembrando sempre a idade mínima para realização dos exames.
Há pré-requisitos?
Sim, para alguns exames.
Para o Advanced Foundation e Advanced, o candidato deve ter sido aprovado no Intermediate. Para o Advanced 2, no Advanced 1.
Para o Solo Seal Award, o candidato deve ter prestado o Advanced 2 e sido aprovado com 75% dos pontos, no mínimo.
Como funcionam as notas e certificados?
Cada nível tem uma especificação para pontuação. Essa especificação está disponível no site da RAD, para que não haja nenhum tipo de dúvida no que é esperado do candidato.
Nos Graus de Primary em Dança a Grade 8 o aluno pode receber 5 notas: Pass (40% a 54% da nota total), Merit (55% a 64%) High Merit (65% a 74%) Distinction (75% a 84%) e High Distinction ( 85% a 100%). O candidato aprovado recebe um (lindo) certificado, e o relatório com as notas especificadas e uma medalha com o nível.
Nos exames a partir de Intermediate Foundation, o aluno recebe o certificado e o relatório das notas.
E a diversidade?
A Royal Academy of Dance é bem responsável em deixar claro que as bailarinas/bailarinos são sempre avaliados por suas habilidades e não por questões estéticas e limitações. Os examinadores não devem ter um só tipo de corpo em mente e devem, ao máximo, fomentar a diversidade – assim como deve ser em sala de aula.
Vale lembrar, inclusive, que um professora/professor JAMAIS deve comentar sobre o corpo de suas alunas/alunos, já que a dança é uma expressão artística que não deve forçar pessoa alguma a ter um certo tipo de corpo ou dieta. Procure sempre ajuda de profissionais da saúde, física e mental, se estiver passando por qualquer tipo de pressão em sala de aula.
Minha experiência
Me formei na RAD em 2014, e sei que de lá pra cá muita coisa mudou – e que ótimo! Os exames foram determinantes para minha carreira como bailarina e para meu refinamento técnico e artístico, e poderiam ter sido ainda melhores se não tivesse professores pressionando para que meu corpo coubesse dentro do preconceito deles. Fico feliz de saber que hoje temos professores que se preocupam mais com ética profissional e responsabilidade. Recomendo muito encontrar um professor consciente e realizar a preparação e o exame da RAD! Será uma experiência incrível!
E você, já fez ou está fazendo os exames da RAD? Conte para nós!
Fotos: Divulgação /RAD