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Estréia nacional da SESC Cia de Dança.

Posted on 4 de setembro de 201328 de junho de 2015 by Ana Silverio
04
set

O Brasil agora conta com mais uma com­pa­nhia pro­fis­si­o­nal de dança! Mais pre­ci­sa­mente, nas­ceu ofi­ci­al­mente nesta última sexta, 23 de Agosto de 2013, em Belo Horizonte, capi­tal mineira, a Sesc Cia. de Dança.

 

Com exce­len­tes 21 bai­la­ri­nos, a Sesc Cia. de Dança já estreou com grande expec­ta­tiva e  num pata­mar onde pou­cas com­pa­nhias do Brasil estão. Com a difí­cil mis­são de ser uma cia pro­fis­si­o­nal, ao mesmo tempo clás­sica e con­tem­po­râ­nea, no seu espe­tá­culo de estréia, a Sesc Cia. levou ao palco do Grande Teatro SESC Palladium de Belo Horizonte a sín­tese de ¨La Bayadére¨ e a peça ¨São como pala­vras¨ de Henrique Rodovalho (Quasar Companhia de Dança), cri­ado espe­ci­al­mente para a estréia da SCD.

 

Foi apre­sen­tada toda a his­tó­ria de ¨La Bayadére¨, de forma resu­mida, ou seja, sem maior parte das dan­ças, dei­xando pre­sente os move­do­res de enredo. Gostei muito da forma como isso foi feito. Uma ótima forma de ¨popu­la­ri­zar¨ os clás­si­cos em um país onde as pes­soas não têm o cos­tume de ficar 2:30 hs assis­tindo um espetáculo.

 

Infelizmente, não gos­tei dos figu­ri­nos. Não por que eles eram feios, mas por que alguns foram fei­tos com mate­ri­ais muito moder­nos, e outros não repre­sen­ta­vam a Índia.

 

Ouvi comen­tá­rios sobre a ¨pobreza¨ do cená­rio. Mas ¨La Bayadére¨ tem um cená­rio tão mag­ní­fico, que haja dinheiro para fazer. É uma cia que está come­çando agora, do zero, é que­rer demais que eles tra­gam o cená­rio do tipo Ópera de Paris. Achei o cená­rio do II ato até muito bonito para as con­di­ções. Só não gos­tei daque­les bam­bus depen­du­ra­dos no Ato I. É um cená­rio inte­res­sante, mas achei que não cabe na repre­sen­ta­ção da 1ª Cena de La Bayadére.

 

Os bai­la­ri­nos são todos muito bons! Destaque para os homens, prin­ci­pal­mente Solor (Igor Renato) com uma téc­nica pre­cisa. Mas senti falta de um pouco mais de viri­li­dade mas­cu­lina, em todos os bailarinos.

 

Penso que a dire­ção pecou no tra­ba­lho com a inter­pre­ta­ção dos per­so­na­gens. O artís­tico por vezes estava falho. Tanto nos pri­mei­ros bai­la­ri­nos, quanto no corpo de baile.  O Ídolo de Bronze (Diego Borelli) foi bem. Mas a sua dança não faz o menor sen­tido se ele esti­ver sozi­nho em cena.

 

A res­peito da falta do III ato (O Reino das Sombras), cri­ti­cado por algu­mas pes­soas, con­cordo com a dire­ção. Dentro da esco­lha de remon­tar ¨La Baydére¨ tendo ape­nas 21 bai­la­ri­nos, que é uma mis­são impos­sí­vel, foi certa, ao meu ver, a deci­são de aca­bar com o bal­let no momento em que Nikiya morre. Ao todo a Cia conta com 11 mulhe­res, como fazer um Ato Branco com essa quan­ti­dade de bai­la­ri­nas? Melhor nem ten­tar. O que pode­ria ter sido feito, na minha opi­nião, é esco­lher um bal­let menos grandioso.

 

Enfim, acho que fal­tou para esse pri­meiro tra­ba­lho um pouco mais de pesquisa.

 

Sobre o momento mais espe­rado da noite, o novo tra­ba­lho de Henrique Rodovalho, digo que a peça foi exce­lente! O belo figu­rino coube muito bem na pro­posta e valo­ri­zou muito a movi­men­ta­ção dos bai­la­ri­nos. Mas a impres­são que tive é que o apre­sen­tado era ape­nas 1/3 da obra com­pleta, teve a ¨intro­du­ção¨, mas não senti o ¨ápice¨ e a ¨conclusão¨.

 

Bom, é isso. A Sesc Cia. de Dança estreou. É muito bom ter­mos mais essa com­pa­nhia pro­fis­si­o­nal no país, uma Cia que ainda tem muito a ama­du­re­cer, mas já conta com um elenco de Primeira.

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Ana Silverio

Ana Silvério é professora, bailarina e coreógrafa. Formada em Coreografia, metodologia e Pedagogia em Dança pela Universidade Humanitária Sindical de São Petersburgo na Rússia, Ana foi premiada em festivais não apenas naquele país, como também no Brasil. Trabalhou em diferentes países da Europa e atuou como jurada em diversos Festivais Internacionais de Dança.

Alô, Dolly
Triz, o novo espetáculo do “Grupo Corpo”

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